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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
3,99
MB
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Título: |
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Construcionismo de papert e ensino-aprendizagem de programação de computadores no ensino superior |
Autor: |
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Márcio Roberto de Lima
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFSJ/PROCESSOS SOCIOEDUCATIVOS E PRÁTICAS ESCOLARES |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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661 |
Resumo |
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A sociedade moderna convive cotidianamente com a evolução das Tecnologias da
Informação e Comunicação (TIC). Esse panorama provocou a adoção do computador
como elemento importante e, às vezes, indispensável para a maioria das áreas de
conhecimento. Assim, o presente trabalho trata da inserção do computador na educação
superior e enfoca, especificamente, o processo de ensino-aprendizagem de programação
de computadores sob a perspectiva construcionista de Seymour Papert. A pesquisa
empreendida buscou proporcionar uma melhor compreensão da dinâmica educacional
que envolve a programação de computadores, levando em conta as ferramentas de
software e os sujeitos envolvidos: alunos e professores. O objetivo específico do estudo
foi verificar a pertinência da linguagem de programação LOGO enquanto ferramenta
facilitadora da aprendizagem de programação em um curso de Sistemas de Informação
de uma Universidade do interior do Estado de Minas Gerais. A abordagem utilizada para o
desenvolvimento deste trabalho foi de natureza qualitativa, tendo com instrumento de
coleta de dados o questionário e a entrevista semi-estruturada. Os dados coletados foram
transcritos e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados alcançados apontam o
LOGO como uma ferramenta de fácil apropriação e adequada para ser trabalhada em
cursos de introdução à programação de computadores, em conexão com outras
linguagens. Do ponto de vista dos alunos, percebeu-se que o principal fator motivacional
de suas aprendizagens está ligado à atuação do professor das unidades curriculares de
programação. Desse profissional espera-se não apenas a competência técnica, mas
também a pedagógica, no sentido de propiciar a didatização dos conteúdos. Para os
professores, destaca-se a necessidade constante de pesquisa sobre os temas explorados,
a reflexão sobre as estratégias de ensino e a vivência na área, visando a efetivação de um
processo eficaz de aprendizagem. |
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