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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
418.29
KB
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Título: |
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Ensino de leitura: o que diz um grupo de professores de espanhol da rede pública de Pelotas |
Autor: |
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Andrea Ualt Fonseca
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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512 |
Resumo |
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Esta dissertação apresenta um estudo sobre se dá o ensino de leitura na sala de aula de Espanhol como língua estrangeira, a partir das entrevistas realizadas com um grupo de professores de Espanhol do ensino fundamental da rede pública pelotense, que atuam na zona urbana de Pelotas. A pesquisa está norteada pela metodologia qualitativa. A base teórica é formada pelos estudos sobre o contexto do ensino de línguas estrangeiras, particularmente do Espanhol no Brasil, sobre a leitura e o seu processamento, a compreensão textual. Também confluem estudos sobre a metacognição, a metacompreensão e o trabalho com tipologia textual na sala de aula de ELE. Na pesquisa são analisados fatores subjacentes à atividade de leitura na aula de Espanhol como língua estrangeira como concepção de leitura e texto e os hábitos de leitura que os professores colaboradores mantêm em suas vidas privadas. Analisa-se também a estrutura da aula de leitura dos sujeitos da pesquisa, evidenciando o desenvolvimento de estratégias de leitura, o tempo e o tipo de material empregado nas aulas dos professores informantes. Com esse estudo, esperamos promover uma reflexão de que o desenvolvimento da leitura permeia o ensino e a aprendizagem em todas as disciplinas e é particularmente significativa na aula de ELE por contribuir para a formação de leitores críticos e ativos. |
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