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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1.00
MB
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Título: |
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Aprendizagem e trabalho colaborativo na educação a distância |
Autor: |
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Rafael Fonseca de Castro
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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429 |
Resumo |
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Esta dissertação de Mestrado pretendeu contribuir primeiramente para a discussão
sobre o aproveitamento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e
das Tecnologias Digitais Virtuais (TDVs), em especial, pelos meios educacionais.
Partiu-se do princípio de que a Educação, a exemplo de outros segmentos da
sociedade, também pode usufruir do mar de possibilidades proporcionado pelas
tecnologias, que apresentam potencial para se constituir em poderosas aliadas em
processos de ensino e de aprendizagem. Especificamente, a dissertação teve como
objetivo investigar algumas características dos processos de aprendizagem próprios
da EaD e a influência do Trabalho Colaborativo (TC) nesses processos. O trabalho
baseou-se na perspectiva Sócio-histórico-cultural da aprendizagem, que tem como
representante mais importante Lev S. Vygotsky. Essa perspectiva, originada nos
princípios do materialismo dialético, de Marx e Engels, entende que as
características tipicamente humanas resultam da relação dialética entre as pessoas
e o seu meio. Vygotsky afirmava entender por sujeito um indivíduo social, real e
concreto, cuja singularidade se constitui enquanto membro de um grupo socialhistórico-
cultural específico. Com base nessa orientação, esse autor teorizou sobre a
importância do outro na aprendizagem - idéia expressa no conceito de Zona de
Desenvolvimento Proximal. Esse conceito é fundamental para entender a
importância do trabalho colaborativo em Educação – temática aprofundada por
Gordon Wells. A pesquisa teve caráter qualitativo e exploratório e baseou-se em
dados coletados a partir de entrevistas semi-estruturadas realizadas com seis
estudantes de cursos a distância. A análise de conteúdo dos dados produziu
achados que sugerem que: a) pode haver aprendizagem efetiva na EaD; b) há
possibilidade de que os alunos se sintam motivados nessa modalidade educacional;
c) as atividades em grupo são consideradas importantes, pelos alunos, para suas
aprendizagens; d) o encaminhamento das atividades propostas pelos cursos pode
ser determinante para que haja atividades de TC, que pode vir a suscitar
aprendizagens efetivas, segundo a teoria estudada; e) parece ser possível constituir
Comunidades de Indagação na EaD. |
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