|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
2.96
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Estratégias de constituição histórica de uma escola rural |
Autor: |
|
Sibelie Souto Valente
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
267 |
Resumo |
|
Este estudo mostra o trabalho de pesquisa colaborativa realizada
durante os anos de 2006 à 2008 junto aos professores, alunos e comunidade
do entorno da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cândida Silveira
Haubman. Esta instituição possui como peculiaridade a adesão e sua
permanência no projeto de Escola em Tempo Integral da Secretaria de
Educação do Estado do Rio Grande do Sul.
A condição excepcional de ensino que é colocada à disposição da
comunidade foi problematizada em seus limites e possibilidades junto a direção
e coordenação pedagógica da escola, professores, alunos, pais e mães. Uma
das referências básicas para discutir e problematizar está contida nos textos
que vêm sendo publicados pelo movimento Por Uma Educação Básica do
Campo. A partir deste estudo e das reflexões, propomos um projeto de
investigação que colocou em questão as articulações da escola com a
comunidade. Isto foi feito através da observação e do acompanhamento
colaborativo das oficinas propostas pela escola para o turno inverso da
escolarização.
Simultaneamente fizemos um levantamento quantitativo de variáveis
educativas e sócio-econômicas que permitissem visualizar como totalidade a
abrangência da escola e da comunidade. Foram quatro levantamentos
estatísticos específicos (caracterização do corpo docente; avaliação do projeto
tempo integral da escola; expectativas dos alunos formandos e sua
continuidade nos estudos; pesquisa sócio-econômica) que subsidiaram o
esboço de investigação e as reflexões realizadas com professores e alunos.
O alcance das reflexões com a comunidade escolar incluiu uma
abordagem crítica das atividades da escola, principalmente as do turno inverso,
chegando a um nível incipiente de discussão sobre o conjunto do currículo
escolar. Deste modo o movimento de articulação com a escola Cândida
Haubman sempre foi pautado pelo tensionamento da aproximação ou
distanciamento da escola das especificidades da localidade onde se situa,
Airosa Galvão, interior do município de Arroio Grande. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|