Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  7,84 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  A caixa de música - Contraponto formal entre a arquitetura e a música
Autor:  
  José Luis Menegotto   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFRJ/ARQUITETURA
Área Conhecimento  
  ARQUITETURA E URBANISMO
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  1.942
Resumo  
  Esta tese é uma tentativa de conexão formal entre arquitetura e música. Tem por propósito desenvolver um programa de computador que permita efetuar a tradução de formas geométricas tridimensionais em formas sonoras. A modelagem plástica do som a partir da geometria visa à qualificação sonora de objetos arquitetônicos. Como referência, estuda-se a obra teórica e os fundamentos filosóficos e políticos do compositor grego Iannis Xenakis. Em especial, as noções de estrutura musical outside-time e a teoria dos sieves. Partindo desse estudo, discute-se segundo um enfoque epistemológico a relação entre arte e ciência. São apresentadas noções simplificadas de teoria musical e o instrumento matemático que serve para realizar as operações de tradução: a aritmética modular. A seguir, se apresentam diversas técnicas de captura e critérios de manipulação dos pontos geométricos. São apresentados resultados sonoros obtidos com a técnica proposta. Teorizase sobre diretrizes que permitam estender o uso da técnica como instrumento de qualificação espacial. O programa é escrito em linguagem AutoLISP para ser executado no ambiente AutoCAD. Para processar o resultado sonoro é utilizado o Compo Music.
     
    Baixar arquivo