|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
2,40
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
A cognição situada na análise das atividades do professor do ensino superior |
Autor: |
|
Sociarai Peruzo Iacono
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFSC/ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
Área Conhecimento |
|
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2005 |
Acessos: |
|
770 |
Resumo |
|
Este trabalho mostrou as contribuições do fenômeno da Cognição Situada para a Análise
das Atividades, objetivando um melhor entendimento das características cognitivas de
trabalho. Optou-se pelo trabalho de professores do Ensino Superior, por ser esta uma
profissão que possui uma atividade predominantemente cognitiva. Os objetivos do trabalho
foram descrever as atividades cognitivas do professor do ensino superior e verificar a
importância do fenômeno da Cognição Situada para estas atividades; verificar aspectos do
fenômeno da Cognição Situada que possam contribuir para a construção de um modelo de
análise da atividade do professor e correlacionar os dados encontrados com o referencial
teórico para verificar quais as contribuições da Cognição Situada. Sendo esta uma pesquisa
qualitativa, a coleta dos dados será realizada por meio de observação aberta e observação
sistemática, incluindo realização de entrevistas semi-estruturadas, filmagens, gravações,
fotografias, registros da atividade, aplicação de questionários, autoconfrontação e análise
documental. Para a realização do estudo foi construído um modelo de análise, adaptado de
Biazus (2000), incluindo as informações referentes ao fenômeno da Cognição Situada. As
considerações finais do trabalho nos remetem ao entendimento de que é fundamental,
dentro de uma Análise Ergonômica do Trabalho, uma análise detalhada das características
cognitivas do trabalho. O fenômeno da Cognição Situada, por meio da inclusão de novos
conceitos à análise das características cognitivas do trabalho do indivíduo na Análise
Ergonômica do Trabalho, auxiliou na compreensão da atividade dos professores analisados,
mostrando como funcionam as estratégias dos professores para lidar com as dificuldades da
sua atividade de trabalho, principalmente em relação à interação com os alunos, verificado
como principal fator interveniente na atividade do professor. Concluiu-se ainda, com a
presente pesquisa, que ao realizarmos uma Análise Ergonômica do Trabalho, o(s)
indivíduo(s) devem ser analisado(s) em seu contexto, de forma indissociável. Sendo assim,
ao incluírem-se os elementos do fenômeno Cognição Situada a esta análise, busca-se
esmiuçar ainda mais os aspectos cognitivos interferentes e/ou limitantes do indivíduo no
trabalho. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|