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Título:  
  Modelo para a avaliação da qualidade da educação a distância em ambientes com aulas por televisão, via satélite
Autor:  
  Nelson Pereira Castanheira   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFSC/ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Área Conhecimento  
  ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  180
Resumo  
  A Educação a distância, no Brasil, vem crescendo no século XXI com velocidade muito grande, o que preocupa pesquisadores, especialistas, educadores e, em particular, os administradores das Instituições de Ensino Superior que oferecem cursos de graduação nessa modalidade. Há uma preocupação com a qualidade da educação que é praticada, de tal forma que haja, por parte dos alunos e da sociedade, uma aprovação do curso como um todo, uma boa aceitação pela metodologia utilizada, uma satisfação dos alunos com as tutorias local e a distância, uma aprovação do material didático utilizado e distribuído aos alunos, bem como uma aprovação da infra-estrutura dos pólos e das telessalas. O objetivo geral da pesquisa refere–se ao desenvolvimento de um modelo para a avaliação da educação a distância, sob a ótica da qualidade, que permita aos Gestores das Instituições de Ensino Superior, que possuam graduação nessa modalidade, ter um processo gerencial voltado para o pleno atendimento da qualidade esperada deste tipo de atividade. Foram, então, criados indicadores que permitiram avaliar a situação atual dessas variáveis e aplicada uma proposta para a avaliação e a melhoria de um processo de gestão da educação a distância em ambientes com aulas por televisão, via satélite. A partir dos dados coletados nas entrevistas com os funcionários envolvidos no processo e com a primeira aplicação de um questionário aos alunos de nove cursos superiores tecnológicos, medidas foram tomadas nos âmbitos estratégico, tático e operacional, visando eliminar os pontos fracos diagnosticados. Após oito meses, aplicou-se o questionário pela segunda vez e se observou, nos resultados, melhora em todos os quesitos avaliados, tendo-se contado com a colaboração irrestrita da administração da instituição onde se realizou a pesquisa. As ações gerenciais foram realizadas nos âmbitos de diretrizes gerais da Instituição de Ensino Superior, da metodologia utilizada na educação a distância, na tutoria, aqui abordando aspectos de seleção e treinamento, na elaboração e produção do material didático, bem como junto aos gestores dos pólos, com o objetivo de se adequar a infra-estrutura dos locais de acesso dos alunos para assistir as aulas.
     
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