|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
647,00
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Modelo para a avaliação da qualidade da educação a distância em ambientes com aulas por televisão, via satélite |
Autor: |
|
Nelson Pereira Castanheira
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFSC/ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
Área Conhecimento |
|
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
Nível |
|
Doutorado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
180 |
Resumo |
|
A Educação a distância, no Brasil, vem crescendo no século XXI com velocidade
muito grande, o que preocupa pesquisadores, especialistas, educadores e, em
particular, os administradores das Instituições de Ensino Superior que oferecem
cursos de graduação nessa modalidade. Há uma preocupação com a qualidade da
educação que é praticada, de tal forma que haja, por parte dos alunos e da
sociedade, uma aprovação do curso como um todo, uma boa aceitação pela
metodologia utilizada, uma satisfação dos alunos com as tutorias local e a distância,
uma aprovação do material didático utilizado e distribuído aos alunos, bem como
uma aprovação da infra-estrutura dos pólos e das telessalas. O objetivo geral da
pesquisa refere–se ao desenvolvimento de um modelo para a avaliação da
educação a distância, sob a ótica da qualidade, que permita aos Gestores das
Instituições de Ensino Superior, que possuam graduação nessa modalidade, ter um
processo gerencial voltado para o pleno atendimento da qualidade esperada deste
tipo de atividade. Foram, então, criados indicadores que permitiram avaliar a
situação atual dessas variáveis e aplicada uma proposta para a avaliação e a
melhoria de um processo de gestão da educação a distância em ambientes com
aulas por televisão, via satélite. A partir dos dados coletados nas entrevistas com os
funcionários envolvidos no processo e com a primeira aplicação de um questionário
aos alunos de nove cursos superiores tecnológicos, medidas foram tomadas nos
âmbitos estratégico, tático e operacional, visando eliminar os pontos fracos
diagnosticados. Após oito meses, aplicou-se o questionário pela segunda vez e se
observou, nos resultados, melhora em todos os quesitos avaliados, tendo-se
contado com a colaboração irrestrita da administração da instituição onde se
realizou a pesquisa. As ações gerenciais foram realizadas nos âmbitos de diretrizes
gerais da Instituição de Ensino Superior, da metodologia utilizada na educação a
distância, na tutoria, aqui abordando aspectos de seleção e treinamento, na
elaboração e produção do material didático, bem como junto aos gestores dos pólos,
com o objetivo de se adequar a infra-estrutura dos locais de acesso dos alunos para
assistir as aulas. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|