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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
819,09
KB
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Título: |
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Competência do enfermeiro para a promoção e educação em saúde da família |
Autor: |
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Ionice Maria Amaral
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNIVALI/SAÚDE |
Área Conhecimento |
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CIÊNCIAS DA SAÚDE |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2005 |
Acessos: |
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159 |
Resumo |
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O papel do enfermeiro no transcorrer da historia da humanidade passou por fases distintas;
e atualmente esta centrada em um modelo diferente daquele biologicista que caracterizou a
maior parte da sua historia. A partir da Reforma Sanitária e com a consolidação do Sistema
Único de Saúde (SUS); a nova forma de pensar a profissão voltou-se para um modelo
educativo; que visa a promoção e a manutenção de um estado de saúde e de vida. Estas
mudanças vêm exigindo do enfermeiro qualificação e desenvolvimento de novas
competências. E esta nova concepção no contexto sanitário requer mudanças na formação
dos enfermeiros; o que obriga as escolas a repensarem currículos e práticas pedagógicas;
privilegiando o desenvolvimento de conhecimentos; habilidades e atitudes que atendam a
esta nova perspectiva profissional voltada para a promoção e educação em saúde. Uma das
mais novas estratégias adotadas pelo Ministério da Saúde para a consolidação do SUS é o
Programa Saúde da Família (PSF); que vem revolucionando o mercado de trabalho na área
da saúde. A partir desta nova realidade; este estudo procurou identificar quais são as
competências necessárias ao enfermeiro para o desenvolvimento da promoção e
educação em saúde da família; delineando quais conhecimentos; habilidades e atitudes
são necessárias ao profissional para atuar neste novo mercado. Este estudo caracteriza-se
por uma pesquisa de campo do tipo descritiva. Tendo sido utilizada uma metodologia
originaria da University of North Carolina e introduzida no Brasil por Spínola e Pereira em
1976 que tem seu desenvolvimento em etapas distintas resultando na construção de um
organograma denominado Diagrama de Arvore. Este diagrama foi elaborado a partir das
considerações de três profissionais de referência na área de promoção educação e saúde da
família; cabendo a cada um dos experts estabelecer categorias que foram decompostas e
hierarquizadas em 82 componentes considerados fundamentais para o desenvolvimento das
competências do enfermeiro. Passando ao método do júri; sendo selecionados na condição
de juízas cinco enfermeiras possuidoras de conhecimento abrangente na área; que
validaram o estudo considerando 97;56% dos componentes do diagrama como sendo de
muita importância. Na seqüência; 31 professores do curso de enfermagem da UNIVALI
avaliaram todos os componentes do diagrama; apresentando um índice de desempenho de
9;53; que correspondeu à região de sucesso; conforme a escala de conversão utilizada;
revelando que as competências apresentadas no estudo identificaram conhecimentos
habilidades e atitudes necessárias ao enfermeiro para o desenvolvimento da promoção
e educação em saúde da família. Podendo essa pesquisa colaborar no delinear para
formação de um profissional capaz de atender as necessidades de recursos humanos
habilitados para consolidação do SUS. |
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