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Título:  
  O doce & o amargo do secos & molhados: poesia, estética e política na música popular brasileira
Autor:  
  Vinícius Rangel Bertho da Silva   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFF/LETRAS
Área Conhecimento  
  LETRAS
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  838
Resumo  
  Este trabalho possui o objetivo primordial de analisar o impacto artístico provocado pela obra do grupo musical Secos & Molhados, cuja formação original (Gerson Conrad, João Ricardo e Ney Matogrosso) existiu entre 1971 e 1974. Para que se estabeleça uma estratégia de análise, duas medidas são necessárias: 1ª - Argumentar que a letra de música pode adquirir um valor estético tão significativo quanto a poesia da "série literária", restrita ao universo da página do livro, 2ª - Construir um olhar paradigmático acerca dos acontecimentos políticos, culturais e estéticos dos anos 50, 60 e 70 - a Bossa Nova e o seu desprezo pela tradição musical brasileira, o surgimento da canção de protesto em um ambiente cultural intensamente marcado por debates acerca da ideologia de nossas artes perante o recrudescimento do regime militar, da música popular influenciada pela emergente indústria televisiva, da "Era dos Festivais" e as conseqüentes contradições ideológicas advindas destas três vertentes musicais, o acirramento das discussões sobre o "nacionalismo musical" e o surgimento decorrente do Tropicalismo, o estado de choque cultural provocado pelo acirramento da ditadura militar a partir de 1968 e a resistência ideológica por parte de vários artistas da canção em meio à repressão moral e política e ao "nacionalismo" exacerbado pelo ufanismo patrocinado pelas autoridades. Outro recurso utilizado para as análises deste trabalho é o levantamento de fatos historiográficos do grupo Secos & Molhados de forma que explicitemos o impacto musical e visual de suas canções e de performances ao vivo. Por outro lado, é importante investigar como se tornou possível o aparecimento deste fenômeno musical em termos de "cultura de massa" e "sociedade do espetáculo": a música popular televisionada, o aparato industrial - o crescimento das gravadoras e a reificação da indústria do disco no Brasil a partir da década de 60. Com isso, o intuito desta investigação não reside apenas na análise das canções, mas na discussão da performance anárquica, provocativa e altamente construtiva do conjunto, ao aglutinar diferentes tendências musicais e estéticas (poemas de autores consagrados, teatro Kabuki), derrubando as fronteiras que separavam a contracultura da MPB tradicional, conquistando ao mesmo tempo o público consumidor de Rock "n" Roll e uma camada mais intelectualizada da sociedade brasileira.
     
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