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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
3.28
MB
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Título: |
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Critérios comportamentais utilizados por técnicos na avaliação do desempenho esportivo de futebolistas das categorias de base |
Autor: |
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Hugo César Reis Câmara
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRN/PSICOLOGIA |
Área Conhecimento |
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PSICOLOGIA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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266 |
Resumo |
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Atualmente uma das maiores preocupações na área esportiva é identificar, selecionar,
descobrir e revelar talentos no futebol. Como motivos principais verificam-se a busca por
recursos diretos ou indiretos para jogadores, clubes, meios de comunicação, marcas esportivas e
seus patrocinadores. Contudo, grandes salários são uma exceção e não uma regra, pois a maioria
dos jogadores profissionais no Brasil recebe 1 salário mínimo por mês. Sabe-se também que nos
clubes profissionais, diariamente, chegam vários jogadores para tentar ser um jogador de futebol
profissional, entretanto, a maioria dos clubes – quase que a totalidade – não apresenta um aspecto
metodológico, sistemático e analítico para selecionar os jogadores promissores. Os processos
seletivos (“peneiras” ou “peneirões”) desenvolvidos pelos observadores técnicos (“olheiros”)
resumem-se na observação do desempenho esportivo de um grande grupo de jogadores em um
período de tempo de alguns minutos dado a cada jogador. Neste período o comportamento alvo é
a habilidade com a bola. Caso sejam identificados jogadores promissores nessa seleção, estes são
encaminhados ao clube para uma nova observação, a qual será conduzida pelo técnico
responsável pela categoria de base em questão. Entende-se por categorias de base, as categorias
amadoras (não profissionais), que deverão servir de “base” para a formação do plantel (elenco)
dos clubes profissionais. E que são: sub-13 (abaixo de 13 anos), sub-15 (abaixo de 15 anos), sub-
17 (abaixo de 17 anos) e sub-20 (abaixo de 20 anos). A ausência de critérios comuns e
indicadores de desempenho entre estes profissionais podem obstaculizar a avaliação de jogadores
promissores, bem como ser uma atividade onerosa para o clube. Esse estudo propõe identificar,
caracterizar e categorizar os critérios e os métodos de avaliação comportamentais, utilizados por
técnicos das categorias de base do Rio Grande do Norte (RN) para avaliar o desempenho
esportivo de jovens futebolistas, com a finalidade de comparar os critérios de avaliação do
desempenho esportivo de jovens futebolistas, utilizados por técnicos com diferentes tempo de
experiência na função. A proposta teve 2 estudos piloto, no primeiro (junho e julho de 2007)
foram entrevistados 29 técnicos, sendo 17 da categoria sub-13 e 12 da categoria sub-17. Os dados
foram tabulados e organizados em planilhas com vistas à descrição, sendo elaborado um conjunto
de descritores do comportamento. E no segundo (maio e junho de 2008), com as reformulações
realizadas com base nas observações, análises e descritores encontrados no primeiro, foram
entrevistados 14 técnicos da categoria sub-15. Após os resultados encontrados nos pilotos, pôdese
delinear o estudo em questão, que contou com 46 técnicos de categorias de base do RN. E a
partir dos resultados encontrados demonstram que a característica de maior importância, segundo
os entrevistados foi o comportamento; a 2ª característica considerada mais importante foi a
motivação; a 3ª foi a habilidade; a 4ª foi a condição física e a última foi a afiliação. E ao analisar
os resultados em relação aos métodos de avaliação de desempenho esportivo utilizados pelos
técnicos, notou-se claramente que a maioria utiliza apenas a observação para selecionar jovens
futebolistas. Portanto, nota-se que precisa haver uma sistematização na seleção desses
futebolistas, uma vez que há complexidade na verificação de aspectos e características
envolvidas, para que se possa evitar avaliações e seleções equivocadas e resultados pouco
significativos. |
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