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Título:  
  “Psicoterapia dinâmica breve no contexto de um hospital escola e suas associações com a aliança terapêutica”
Autor:  
  Fabio Alexandre Bueno   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  USP/RP/PSICOLOGIA
Área Conhecimento  
  PSICOLOGIA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  465
Resumo  
  A Psicoterapia Dinâmica Breve tem sido amplamente utilizada, sendo a aliança terapêutica um dos principais fatores preditores de bons resultados nessa modalidade de tratamento clínico. Considera-se que no contexto institucional de um hospital escola, a avaliação de tal recurso se reveste de importância, dada a condição de aprendizagem dos terapeutas em formação. Objetiva-se avaliar os indicadores de recursos adaptativos e de aliança terapêutica de pacientes atendidos em Psicoterapia Dinâmica Breve, em um hospital escola, associando tais indicadores à permanência na psicoterapia, e a avaliação de pacientes e terapeutas, quanto à influência da psicoterapia em diferentes áreas da vida dos pacientes. Procedeu-se a avaliação de 65 pacientes adultos de ambos os sexos, atendidos no Ambulatório de Psicoterapia Breve do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Para o Estudo 1, tais pacientes foram distribuídos em Grupo 1 – Psicoterapia Interrompida, com 25 pacientes que desistiram antes da conclusão do processo e Grupo 2 – Psicoterapia Completa com 40 pacientes, que permaneceram em atendimento e receberam alta clínica, sendo que estes últimos também foram incluídos no Estudo 2, sendo avaliados na metade e no final do tratamento. Aplicou-se com os pacientes os seguintes instrumentos: Questionário Sócio-Demográfico, Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada (EDAO-R), Escala de Aliança Psicoterápica da Califórnia – versão paciente (CALPAS-P) e para os que concluíram o processo psicoterápico o Questionário de Impacto da Psicoterapia para a vida do paciente – versão paciente. Aplicou-se com os psiquiatras em estágio no serviço, ao final do processo o Questionário de Impacto da Psicoterapia para a vida do paciente – versão terapeuta, visando avaliar os resultados da terapia, para cada um dos seus pacientes incluídos no Estudo 2. Os dados foram codificados conforme os critérios técnicos estabelecidos e procedeu-se as análises estatísticas, considerando o nível de significância de p≤0,05. No Estudo 1: a) quanto a eficácia adaptativa a avaliação inicial, na EDAO-R não se observou diferença estatisticamente significativa entre as médias do Grupo 1 e Grupo 2; b) quanto a CALPAS-P, com relação as quatro dimensões, observou-se uma média estatisticamente superior para o Grupo 2, quando da comparação com o Grupo 1. Tais dados demonstraram que a eficácia adaptativa não se mostrou associada a desistência, e esta se mostrou associada a aliança terapêutica. No Estudo 2 na EDAO-R, não se observou diferenças significativas nos recursos adaptativos; a) quanto a CALPAS-P, observou-se diferenças estatisticamente significativas em algumas de suas dimensões, denotando a formação da aliança terapêutica já nas primeiras sessões; b) ao se comparar o impacto da Psicoterapia para a vida do paciente observou-se com diferença significativa uma tendência dos pacientes a se perceberem mais positivamente do que os terapeutas. Conclui-se que, no contexto de um hospital escola, independente do nível de eficácia adaptativa, a aliança terapêutica foi o principal preditor de permanência na psicoterapia, avaliada como tendo influência positiva na vida dos pacientes. Tais dados podem contribuir para a formação em psicoterapia no contexto clinico institucional.
     
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