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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
501.75
KB
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Título: |
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A influência do tratamento musicoterapêutico na comunicação de crianças com transtornos do espectro autista |
Autor: |
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Gustavo Schulz Gattino
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRGS/SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE |
Área Conhecimento |
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MEDICINA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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915 |
Resumo |
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Investigação dos efeitos da musicoterapia psicodinâmica na comunicação verbal,
não verbal e social de crianças com transtornos do espectro autista (TEA). Um ensaio
controlado randomizado (ECR) com 24 pacientes foi delineado para comparar indivíduos
em duas situações, tratamento musicoterapêutico psicodinâmico (n=12) e tratamento
standard (procedimentos de rotina como exames médicos e consultas médicas, n=12). As
mensurações dos três desfechos foram obtidas antes e após as intervenções através da
versão brasileira da Childhood Autism Rating Scale (CARS-BR). Apesar de na análise geral
dos resultados não haver diferença estatisticamente significativa entres os grupos, a análise
de subgrupo para o tipo de TEA mostrou um resultado positivo para a influência da
musicoterapia psicodinâmica em pacientes com transtorno autista (n=5) na comparação de
pacientes com o mesmo diagnóstico que receberam o tratamento standard (n=5) com P =
0.008 e tamanho de efeito padronizado de 2.22 (IC 95 % 1.90 to 2.53). Os achados sobre a
importância da musicoterapia psicodinâmica na comunicação de autistas são inconclusivos.
Ainda assim, a investigação reafirmou benefícios possíveis da musicoterapia encontrados
em outros ECR para comunicação não verbal de crianças com transtorno autista. |
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