Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  1,06 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Assegurando Adequação Estratégica do Trade Marketing: Foco em Empresas de Bens de Consumo
Autor:  
  Nivaldo de Barros e Silva Neto   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC-RIO/ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Área Conhecimento  
  ADMINISTRAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  342
Resumo  
  A competitividade no mercado de bens de consumo não duráveis vem aumentando nos últimos anos. Empresas que atuam neste segmento enfrentam; a cada dia; maiores dificuldades para diferenciar seus produtos face aos seus concorrentes. O novo cenário competitivo fez com que as indústrias entendessem a importância dos clientes que distribuem seus produtos ao consumidor final; sejam eles varejistas (supermercados; drogarias; lojas de conveniência) ou atacadistas e distribuidores. A construção de uma boa relação comercial com tais elementos da cadeia produtiva tornou-se um dos principais diferenciais competitivos para as indústrias do mercado de bens de consumo de massa. Em especial; tornaram-se fundamentais as estratégias adotadas para atuação dentro dos Pontos de Venda; local onde efetivamente são realizadas as compras dos produtos. Para atender a estas novas necessidades mercadológicas; as empresas também tiveram que modificar suas estruturas organizacionais. Estas mudanças fizeram surgir uma nova área dentro das organizações denominada: TRADE MARKETING. O Trade Marketing tem como objetivo conseguir unificar as estratégias construídas pelas áreas de marketing e sua efetiva implementação dentro do ponto de venda. Essas estratégias são implementadas pelas áreas de vendas; as quais muitas vezes não estão de acordo com as propostas pelas áreas de marketing; uma vez que as mesmas não estão alinhadas com as expectativas dos clientes (varejo e atacado) atendidos pela empresa. O Trade Marketing surge para tentar diminuir o distanciamento entre a área de vendas e a área de marketing dentro das organizações. A importância estratégica desta nova área vem crescendo nos últimos anos; contudo ainda existem poucos trabalhos científicos a respeito do tema. A presente pesquisa buscou identificar quais fatores colaboram e quais dificultam para a adequação estratégica da área de Trade Marketing dentro das organizações. Por meio do ferramental de análise estratégica Genérico Integrativo - GI de Macedo-Soares (2001); realiza-se uma pesquisa com executivos do setor de maneira a encontrar uma lista de atributos que garantam a adequação da área de Trade Marketing à estratégia de suas empresas
     
    Baixar arquivo