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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,06
MB
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Título: |
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Assegurando Adequação Estratégica do Trade Marketing: Foco em Empresas de Bens de Consumo |
Autor: |
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Nivaldo de Barros e Silva Neto
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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PUC-RIO/ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS |
Área Conhecimento |
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ADMINISTRAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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342 |
Resumo |
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A competitividade no mercado de bens de consumo não duráveis vem aumentando nos últimos anos. Empresas que atuam neste segmento enfrentam; a cada dia; maiores dificuldades para diferenciar seus produtos face aos seus concorrentes. O novo cenário competitivo fez com que as indústrias entendessem a importância dos clientes que distribuem seus produtos ao consumidor final; sejam eles varejistas (supermercados; drogarias; lojas de conveniência) ou atacadistas e distribuidores. A construção de uma boa relação comercial com tais elementos da cadeia produtiva tornou-se um dos principais diferenciais competitivos para as indústrias do mercado de bens de consumo de massa. Em especial; tornaram-se fundamentais as estratégias adotadas para atuação dentro dos Pontos de Venda; local onde efetivamente são realizadas as compras dos produtos. Para atender a estas novas necessidades mercadológicas; as empresas também tiveram que modificar suas estruturas organizacionais. Estas mudanças fizeram surgir uma nova área dentro das organizações denominada: TRADE MARKETING. O Trade Marketing tem como objetivo conseguir unificar as estratégias construídas pelas áreas de marketing e sua efetiva implementação dentro do ponto de venda. Essas estratégias são implementadas pelas áreas de vendas; as quais muitas vezes não estão de acordo com as propostas pelas áreas de marketing; uma vez que as mesmas não estão alinhadas com as expectativas dos clientes (varejo e atacado) atendidos pela empresa. O Trade Marketing surge para tentar diminuir o distanciamento entre a área de vendas e a área de marketing dentro das organizações. A importância estratégica desta nova área vem crescendo nos últimos anos; contudo ainda existem poucos trabalhos científicos a respeito do tema. A presente pesquisa buscou identificar quais fatores colaboram e quais dificultam para a adequação estratégica da área de Trade Marketing dentro das organizações. Por meio do ferramental de análise estratégica Genérico Integrativo - GI de Macedo-Soares (2001); realiza-se uma pesquisa com executivos do setor de maneira a encontrar uma lista de atributos que garantam a adequação da área de Trade Marketing à estratégia de suas empresas |
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