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Título:  
  Contribuição de um fórum virtual ao ensino de física no PROEJA
Autor:  
  Ronaldo de Paula Bastos Filho   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UENF/CIÊNCIAS NATURAIS
Área Conhecimento  
  FÍSICA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  954
Resumo  
  O Programa de Integração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), tem como finalidade atender a demanda de jovens e adultos pela oferta de educação profissional técnica de nível médio. Considerando que a maior parte do grupo atendido por essa política está afastada da escola há algum tempo e que retorna à sala de aula conciliando estudo e trabalho, é necessário que uma vertente diferenciada da geralmente utilizada no ensino tradicional seja adotada, para superar a falta de motivação e desinteresse dos jovens em continuar os estudos. Esta dissertação de mestrado é parte de um projeto apoiado, no âmbito da Educação de Jovens e Adultos, pelo Edital PROEJA/CAPES/SETEC n. 003/2006. Adotou-se uma proposta pedagógica interdisciplinar de Ciências da Natureza, enfatizando a abordagem temática, a interação entre os participantes e o uso de uma tecnologia educacional. Integra essa proposta a utilização de um ambiente virtual de aprendizagem denominado Espaço Virtual de Aprendizagem – EVA, desenhado para dar suporte à metodologia de Aprendizagem Baseada em Casos. Fórum e estudos de caso são as ferramentas pedagógicas virtuais utilizadas durante o processo de ensino. Nesta investigação de mestrado avaliamos a participação dos alunos de uma turma do curso técnico em Eletrônica do PROEJA do IF Fluminense em dois fóruns de discussão, relacionado aos temas: nanotecnologia e Leis de Newton. A inserção das tecnologias na educação e metodologias diferenciadas de ensino contribuiu para o pensamento crítico, a mudança de paradigmas e a inserção de hábitos como leitura e pesquisa, dando base para a busca de conhecimento, priorizando a aprendizagem significativa, fornecendo ferramentas para que esses alunos prossigam e busquem novos objetivos de vida.
     
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