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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
11,11
MB
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Título: |
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Alfabetização na perspectiva do letramento: um estudo etnográfico |
Autor: |
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Georgyanna Andréa Silva Morais
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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FUFPI/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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558 |
Resumo |
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As discussões empreendidas acerca da alfabetização têm indicado que a aquisição
da escrita é um processo complexo e multifacetado. Trata-se de considerar; neste
processo; a articulação entre as dimensões técnica e sociocultural do aprendizado
da escrita. Na sociedade do conhecimento; da informação e da tecnologia; os usos
da leitura e da escrita ocorrem com finalidades diversificadas e a partir de diferentes
portadores de textos. Nesta sociedade; portanto; marcada pela escrita; não basta
apenas saber ler; mas é imprescindível que os usos escolares da língua escrita
vinculem-se aos usos e funções deste objeto cultural na sociedade. A partir dessa
compreensão; a concepção de alfabetização que norteia a presente investigação
insere-se em um paradigma de alfabetização que considera a especificidade do
ensino da leitura e da escrita (aquisição do código alfabético); bem como valoriza as
práticas de letramento (práticas sociais de leitura e escrita nos diferentes contextos).
Tomando como parâmetro as reflexões acerca da prática escolar no processo de
alfabetização; encaminhamos o foco do nosso estudo para a prática pedagógica de
professoras alfabetizadoras das séries iniciais do Ensino Fundamental de escolas
públicas; tendo como objeto de estudo; a alfabetização na perspectiva do
letramento. Desse modo; o objetivo central da pesquisa é investigar as práticas de
letramento desenvolvidas no processo de alfabetização de crianças; no contexto da
escola pública; no município de Caxias-MA. As considerações teóricas sobre
alfabetização e letramento; no contexto da pesquisa; fundamentam-se em: Soares
(2003; 2004; 2005); Kleiman (2005); Mortatti (2004; 2007); Lopes (2004); Cook-
Gumperz (2008); dentre outros. Na acepção desses autores; tanto a alfabetização
quanto o letramento são processos distintos; porém indissociáveis na aquisição da
leitura e da escrita. A trajetória metodológica da pesquisa encaminha as reflexões
teóricas pautadas na abordagem qualitativa; de cunho etnográfico que possibilita um
olhar investigativo do contexto sociocultural e institucional da realidade pesquisada;
na medida em que proporciona uma interação direta com as interlocutoras da
pesquisa e encontra-se fundamentada em: André (1995); Bortoni-Ricardo (2005;
2008); Ludke e André (1986) e Sarmento (2003). A produção dos dados ocorreu a
partir da combinação de instrumentos (questionário) e técnicas (entrevista semiestruturada
e observação participante); objetivando a caracterização do perfil das
colaboradoras da pesquisa e de suas práticas pedagógicas; no desvelamento da
ação alfabetizadora; na perspectiva do letramento. Em decorrência dos dados
produzidos; a análise foi realizada a partir de uma abordagem descritivointerpretativa
dos achados da pesquisa; com base na organização de quatro eixos
de análise: 1. Quem é a professora alfabetizadora; 2. As alfabetizadoras e a
concepção de alfabetização; 3. Prática escolar de alfabetização; 4. Alfabetizar
letrando. Dessa forma; constatamos; dentre outros aspectos; que; a alfabetização
desenvolvida no âmbito da escola investigada; está pautada nos métodos
tradicionais de aquisição do ler e do escrever; de modo específico no método
silábico. No entanto; embora parecendo contraditório; apresenta marcas de um
modelo ideológico do letramento; suscitando as funções socioculturais da leitura e
da escrita. |
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