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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Alfabetização na perspectiva do letramento: um estudo etnográfico
Autor:  
  Georgyanna Andréa Silva Morais   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  FUFPI/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  558
Resumo  
  As discussões empreendidas acerca da alfabetização têm indicado que a aquisição da escrita é um processo complexo e multifacetado. Trata-se de considerar; neste processo; a articulação entre as dimensões técnica e sociocultural do aprendizado da escrita. Na sociedade do conhecimento; da informação e da tecnologia; os usos da leitura e da escrita ocorrem com finalidades diversificadas e a partir de diferentes portadores de textos. Nesta sociedade; portanto; marcada pela escrita; não basta apenas saber ler; mas é imprescindível que os usos escolares da língua escrita vinculem-se aos usos e funções deste objeto cultural na sociedade. A partir dessa compreensão; a concepção de alfabetização que norteia a presente investigação insere-se em um paradigma de alfabetização que considera a especificidade do ensino da leitura e da escrita (aquisição do código alfabético); bem como valoriza as práticas de letramento (práticas sociais de leitura e escrita nos diferentes contextos). Tomando como parâmetro as reflexões acerca da prática escolar no processo de alfabetização; encaminhamos o foco do nosso estudo para a prática pedagógica de professoras alfabetizadoras das séries iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas; tendo como objeto de estudo; a alfabetização na perspectiva do letramento. Desse modo; o objetivo central da pesquisa é investigar as práticas de letramento desenvolvidas no processo de alfabetização de crianças; no contexto da escola pública; no município de Caxias-MA. As considerações teóricas sobre alfabetização e letramento; no contexto da pesquisa; fundamentam-se em: Soares (2003; 2004; 2005); Kleiman (2005); Mortatti (2004; 2007); Lopes (2004); Cook- Gumperz (2008); dentre outros. Na acepção desses autores; tanto a alfabetização quanto o letramento são processos distintos; porém indissociáveis na aquisição da leitura e da escrita. A trajetória metodológica da pesquisa encaminha as reflexões teóricas pautadas na abordagem qualitativa; de cunho etnográfico que possibilita um olhar investigativo do contexto sociocultural e institucional da realidade pesquisada; na medida em que proporciona uma interação direta com as interlocutoras da pesquisa e encontra-se fundamentada em: André (1995); Bortoni-Ricardo (2005; 2008); Ludke e André (1986) e Sarmento (2003). A produção dos dados ocorreu a partir da combinação de instrumentos (questionário) e técnicas (entrevista semiestruturada e observação participante); objetivando a caracterização do perfil das colaboradoras da pesquisa e de suas práticas pedagógicas; no desvelamento da ação alfabetizadora; na perspectiva do letramento. Em decorrência dos dados produzidos; a análise foi realizada a partir de uma abordagem descritivointerpretativa dos achados da pesquisa; com base na organização de quatro eixos de análise: 1. Quem é a professora alfabetizadora; 2. As alfabetizadoras e a concepção de alfabetização; 3. Prática escolar de alfabetização; 4. Alfabetizar letrando. Dessa forma; constatamos; dentre outros aspectos; que; a alfabetização desenvolvida no âmbito da escola investigada; está pautada nos métodos tradicionais de aquisição do ler e do escrever; de modo específico no método silábico. No entanto; embora parecendo contraditório; apresenta marcas de um modelo ideológico do letramento; suscitando as funções socioculturais da leitura e da escrita.
     
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