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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Os saberes docentes na palavra das professoras alfabetizadoras
Autor:  
  Andréa Regina de Almeida Mesquita   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNOESC/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  265
Resumo  
  Para evidenciar a constituição dos saberes das professoras alfabetizadoras; a pesquisa qualitativa de caráter narrativo mostrou-se o melhor caminho. O objetivo desta pesquisa foi o de investigar a formação e a constituição dos saberes do professor alfabetizador. Para tanto; foram envolvidas 10 professoras integrantes da rede Municipal; Estadual e Particular do município de Erechim (RS). O estudo se refere aos saberes docentes; na palavra das professoras alfabetizadoras; ao dar a palavra às professoras; dialogar sobre seus saberes; angústias; sonhos; buscou-se compreender a sua prática diária. A coleta de dados foi desenvolvida por meio de narrativas escritas pelas professoras; a fim de obter dados mais subjetivos em relação ao tema. Foram abordadas questões sobre: os saberes docentes; a formação dos professores; os métodos de alfabetização; o professor alfabetizador e os fios condutores do processo de ensino e da aprendizagem. Os principais referenciais que fundamentaram a presente pesquisa foram: Ausubel (1980); Cagliari (1989); Nóvoa (1995a; 1995b; 2004); Proposta de Santa Catarina (2005); Scheibe (2001); Soares (2005); Tardif (2007); Vigotski (2000); Wallon (1975). Das narrativas das professoras; foram observados o desejo; interesse e alegria que elas possuem pela alfabetização; assim como a vontade e a flexibilidade de melhorar o seu trabalho; porém houve a constatação da necessidade da formação acadêmica estar vinculada à prática diária da sala de aula. Também; foi evidenciado que os saberes docentes se constituem ao longo das experiências das professoras alfabetizadoras. Na concepção das professoras; os saberes curriculares; disciplinares e da formação profissional são necessários para a efetivação da alfabetização; mas o saber experiencial foi eleito para suas atividades no cotidiano escolar; uma vez que é esse saber que contempla a diversidade da sala de aula. Do presente estudo; emerge a importância e a necessidade de a Universidade trabalhar unindo a teoria e a prática na formação dos professores; para; assim; contribuir na melhoria no processo do ensino e da aprendizagem na alfabetização. Evidenciou-se; também; a necessidade de as Políticas Públicas atenderem; com a legislação; ao que diz respeito à formação continuada dos professores e disponibilidade de troca de experiências na coletividade. As professoras enfatizam também a importância de o Projeto Político Pedagógico da escola contemplar tais ações. E; por fim; destaca-se que nós professoras alfabetizadoras precisamos considerar que a alfabetização é um processo contínuo e que é importante; principalmente; levar em consideração a diversidade existente em sala de aula. E isso só acontecerá se tivermos flexibilidade e disponibilidade de aprender a cada dia.
     
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