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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
631,74
KB
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Título: |
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O desenho animado como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento da moralidade |
Autor: |
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Adhemar G. da Silva Junior
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNOESC/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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568 |
Resumo |
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A televisão faz parte da cultura de massa; é uma das mídias que transmite a
mesma informação para muitas pessoas ao mesmo tempo; e isso permite
realizar a comunicação de maneira socialmente igualitária tornando a relação
mais prazerosa com novos saberes. Levar a televisão para a sala de aula
implica também ensinar os alunos a vê-la com olhar crítico. Nesse sentido; a
investigação realizada buscou analisar a utilização de alguns desenhos
animados como recurso pedagógico para auxiliar no processo de ensino e
aprendizagem e no desenvolvimento moral dos alunos pertencentes à faixa
etária de 07 e 10 anos. A base teórica desse estudo encontra-se em autores
que discutem a inserção das novas tecnologias; principalmente a televisão; no
contexto da sala de aula; como: Fusari (1985); Gonçalves (2003); Gentile
(2006); e Hernadéz & Sancho (2007). Além desses; buscamos em Piaget e em
autores que desenvolveram estudos pautados pela teoria piagetiana; como
Puig (1998); a base para discutirmos o desenvolvimento moral da criança. A
amostra selecionada para esse estudo foi composta por sessenta e três (63)
alunos e três (3) professoras representantes de diferentes instituições de
ensino; uma pública; uma particular e uma municipal. Como procedimento de
coleta de dados; utilizamos; a) com os alunos: um desenho dos programas que
mais assistem na televisão e que mais gostam; exibição de dois episódios do
desenho Bob o Construtor; selecionados para essa atividade; entrevista com
um roteiro de questões semi-estruturadas; tendo como foco os desenhos
animados assistidos. b) Com os professores: entrevista com um roteiro de
questões semi-estruturadas. Como procedimento de análise dos dados foi
empregado a análise do conteúdo das respostas dos sujeitos pesquisados. A
análise dessa experiência pedagógica e das respostas coletadas com alunos e
professores possibilitou os seguintes resultados: a utilização dos desenhos
animados; em sala de aula; constitui um recurso didático-pedagógico
interessante; permitindo aos alunos a visualização e a reflexão de situações do
cotidiano; auxiliam na construção do aluno crítico; capaz de analisar as
mensagens e conteúdos veiculados pela televisão. Para que o desenho
animado possa representar uma ferramenta com finalidade pedagógica; é
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essencial que o professor se disponibilize a aprender; planejar e a construir a
forma como utilizará esse recurso. Evidenciou-se; também; o encantamento de
professores e alunos pela utilização dessa nova possibilidade; os desenhos
animados e da televisão; no espaço da sala de aula. |
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