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Título:  
  O desenho animado como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento da moralidade
Autor:  
  Adhemar G. da Silva Junior   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNOESC/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  1,844
Resumo  
  A televisão faz parte da cultura de massa; é uma das mídias que transmite a mesma informação para muitas pessoas ao mesmo tempo; e isso permite realizar a comunicação de maneira socialmente igualitária tornando a relação mais prazerosa com novos saberes. Levar a televisão para a sala de aula implica também ensinar os alunos a vê-la com olhar crítico. Nesse sentido; a investigação realizada buscou analisar a utilização de alguns desenhos animados como recurso pedagógico para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem e no desenvolvimento moral dos alunos pertencentes à faixa etária de 07 e 10 anos. A base teórica desse estudo encontra-se em autores que discutem a inserção das novas tecnologias; principalmente a televisão; no contexto da sala de aula; como: Fusari (1985); Gonçalves (2003); Gentile (2006); e Hernadéz & Sancho (2007). Além desses; buscamos em Piaget e em autores que desenvolveram estudos pautados pela teoria piagetiana; como Puig (1998); a base para discutirmos o desenvolvimento moral da criança. A amostra selecionada para esse estudo foi composta por sessenta e três (63) alunos e três (3) professoras representantes de diferentes instituições de ensino; uma pública; uma particular e uma municipal. Como procedimento de coleta de dados; utilizamos; a) com os alunos: um desenho dos programas que mais assistem na televisão e que mais gostam; exibição de dois episódios do desenho “Bob o Construtor”; selecionados para essa atividade; entrevista com um roteiro de questões semi-estruturadas; tendo como foco os desenhos animados assistidos. b) Com os professores: entrevista com um roteiro de questões semi-estruturadas. Como procedimento de análise dos dados foi empregado a análise do conteúdo das respostas dos sujeitos pesquisados. A análise dessa experiência pedagógica e das respostas coletadas com alunos e professores possibilitou os seguintes resultados: a utilização dos desenhos animados; em sala de aula; constitui um recurso didático-pedagógico interessante; permitindo aos alunos a visualização e a reflexão de situações do cotidiano; auxiliam na construção do aluno crítico; capaz de analisar as mensagens e conteúdos veiculados pela televisão. Para que o desenho animado possa representar uma ferramenta com finalidade pedagógica; é 6 essencial que o professor se disponibilize a aprender; planejar e a construir a forma como utilizará esse recurso. Evidenciou-se; também; o encantamento de professores e alunos pela utilização dessa nova possibilidade; os desenhos animados e da televisão; no espaço da sala de aula.
     
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