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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,44
MB
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Título: |
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As atividades culturais na proposta educativa dos cursos técnicos de nível médio integrados do MST-PR |
Autor: |
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Jovana Aparecida Cestille
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UTFPR/TECNOLOGIA |
Área Conhecimento |
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INTERDISCIPLINAR |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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401 |
Resumo |
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A presente pesquisa buscou investigar a dimensão cultural dos cursos técnicos de nível
médio integrados do MST-PR. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada no Curso
Técnico de Nível Médio Integrado de Agroecologia, da Escola Milton Santos,
localizada em Maringá-PR. O objetivo geral da pesquisa foi verificar a contribuição das
atividades culturais, desenvolvidas no Tempo Escola, para a formação educacional,
profissional, ética e política dos educandos e educandas da Turma Haydée Santamaría.
Adotamos como ponto de partida a Educação do Campo, conceito que vem sendo
construído / constituído no Brasil desde finais dos anos de 1990, tendo os movimentos
sociais do campo como seus principais protagonistas, em parceria com universidades
públicas, órgãos governamentais do poder público federal e estaduais e organizações
não governamentais. Constatamos, mediante análise bibliográfica e documental, que o
conceito de Educação do Campo é uma construção conceitual, política e ideológica, a
partir da crítica à concepção de educação rural. Abordamos também o tema Educação e
Cultura, resgatando elementos sobre cultura e a colonização brasileira, cultura popular e
cultura de massa. Apontamos a cultura, arte e educação como produtos e produção
social e, em seguida, apresentamos elementos dos conceitos de cultura e Educação do
Campo, que vêm sendo elaborados pelos movimentos sociais do campo, e a mística
como parte da cultura no MST. Mediante entrevistas com os educandos e educandas e
pesquisa documental nos Centros de Formação do MST, em particular na Escola Milton
Santos, analisamos a proposta educacional do MST, destacando seus princípios
filosóficos e pedagógicos e o papel das atividades culturais na definição do currículo e
na implementação da proposta educativa em estudo. A partir dos dados coletados,
percebemos que para os educandos e educandas cultura está relacionada à identidade de
povo e de classe, porém apresenta contradições que precisam ser superadas. Concluímos
que o fato de estudarem em uma escola vinculada a um movimento social, embora
contribua para a elevação de sua formação e consciência política, não é suficiente para
o desenvolvimento da consciência ao ponto de buscarem a superação da sociedade
capitalista. Acreditamos que esse processo depende de organização social e política, que
proporcione outras vivências a estes sujeitos sociais, em que a educação e a cultura têm
um papel preponderante, mas que devem estar articuladas a outras dimensões da luta de
classe. |
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