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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  A reforma da educação profissional: um estudo sobre o modelo de competências e suas implicações no plano de trabalho docente
Autor:  
  Fellipe de Assis Zaremba   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNINOVE/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  736
Resumo  
  Esta pesquisa tem como objetivo compreender os impactos que a reforma da educação profissional tem produzido no trabalho docente no âmbito do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS. A escolha dessa rede se deve ao fato de sua imediata adesão aos fundamentos da reforma, notadamente sua apropriação do chamado modelo de competências. Definimos como campo de pesquisa a Escola Técnica Júlio de Mesquita, fundada em 1935 e, portanto, com uma ampla densidade histórica. Nossa hipótese de trabalho é de que há um intenso processo de mediação entre o que é anunciado pela reforma e sua apropriação no espaço escolar, pois esse acaba produzindo uma reforma com características muito particular, demarcada pela cultura e prática escolar. As fontes de pesquisa primárias se constituem nos planos de trabalho docente, elaborados no período de 2004-2008, e em entrevistas com docentes e funcionários. As fontes secundárias são formadas pelos documentos mais importantes produzidos no contexto da reforma pelas diferentes instituições, tanto do governo federal como estadual, alem daqueles produzidos pelo CEETEPS. Procuramos verificar de que forma a pedagogia das competências tem impactado na elaboração dos planos de trabalho docente e quais são as implicações desse processo para a cultura escolar e a prática do professor.
     
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