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Título:  
  “Viver de morte, morrer de vida”. O paradoxo vida-morte na perspectiva da complexidade e suas implicações na educação
Autor:  
  Cláudio Roberto Fontana Bastos   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNINOVE/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  811
Resumo  
  O objetivo desta dissertação é realizar a retomada do método da complexidade proposto por Morin para a análise do conceito de morte na sociedade em geral e no âmbito educativo. A obra O Homem e a Morte, constitui eixo hermenêutico das leituras e análises para a compreensão do tema. O itinerário que seguimos num primeiro momento trata dos temas da recusa da morte na sociedade contemporânea e a superação desta por meio dos mitos e a questão do duplo. O segundo momento foi aprofundar a questão do paradoxo vida/morte segundo a teoria da complexidade no Método 2: A Vida da vida e no Método 5: A humanidade da humanidade. Por conseguinte, o conteúdo teórico destes dois textos fundamentais foi lido adotando o procedimento circular e em espiral para o exame da obra do autor. Enfim a pesquisa aborda no momento final, a educação sem paradoxos, a passagem de uma educação in-existente ao existir educacional, demonstrando como o paradoxo vida-morte na perspectiva da complexidade se transforma em uma Educação como Teoria para a Vida.
     
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