Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  511,74 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Seleção e organização de conteúdos para ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor:  
  Jean Carlos Bittencourt   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNIVALI/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  465
Resumo  
  Este trabalho teve por objetivo investigar que aspectos são considerados pelas professoras dos anos iniciais no processo de seleção e organização de conteúdos para o ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho de campo foi desenvolvido em um município de Santa Catarina, tendo como local de coleta e dados quatro escolas que contemplam todo o ensino fundamental. A abordagem metodológica para a investigação se caracterizou pelo enfoque qualitativo. Para coleta de informações a respeito da seleção de conteúdos de História e organização para sua aplicação em sala de aula, foi realizada a análise de documentos, a aplicação de um questionário, e uma entrevista individual com a participação de dezesseis professoras dos anos iniciais, sendo quatro de cada escola. Para a viabilização da análise de dados, empregamos a análise de conteúdos para a categorização das mensagens. Entendendo a seleção de conteúdos como parte integrante e inseparável da ação docente e do trabalho de toda a equipe pedagógica escolar, seu significado foi reconhecido a partir do planejamento no coletivo e sua aplicabilidade na prática escolar. Neste contexto, foi possível compreender algumas dimensões do processo de seleção e escolha de conteúdos de ensino para esses anos, a partir do ponto de vista e da prática de algumas professoras, evidenciando que se trata de um processo difícil e muitas vezes conflitante. Os aspectos considerados pelas professoras no processo de seleção e organização dos conteúdos do ensino de História foram: as orientações e capacitação para realização da escolha dos conteúdos de História, os materiais e referências utilizadas para a escolha, a seleção dos conteúdos a serem aplicados nas aulas de História, a formação das professoras para a disciplina, a importância dada aos conteúdos da mesma pelas professoras pesquisadas, entre outros. Foi possível constatar que embora possam planejar juntas e tenham a prática de selecionar os conteúdos em momentos definidos por um calendário de reuniões destinadas a esta prática, as professoras de forma geral, não consideram o planejamento, um momento importante para as suas decisões e escolhas. As análises apontaram para a necessidade de mudanças na prática do planejamento por parte da Secretaria de Educação da rede estudada, garantindo uma política curricular que contemple as necessidades do ensino de história para os anos iniciais e melhore assim a qualidade da educação.
     
    Baixar arquivo