|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
533,59
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
A arte de contar histórias: um recurso didático para a formação de leitores |
Autor: |
|
Gislene Aparecida da Silva Santos
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UNINOVE/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2009 |
Acessos: |
|
1.166 |
Resumo |
|
O presente estudo visa a explorar a formação de leitores iniciantes usando como recurso didático a contação de histórias, atividade muitas vezes desprestigiada nas aulas de leitura. Com base nas concepções de Nelly Novaes Coelho e Câmara Cascudo, discute-se a formação do leitor, tendo em vista os fatores estéticos e culturais presentes na contação de história. Esta é analisada como contribuição didática para que o leitor se encante com o mundo da leitura e suas fantásticas histórias. Assim, são abordadas as técnicas de formação de leitores, bem como as técnicas de contação de histórias empregadas pelos contadores tradicionais e pelos atuais contadores. A reflexão sobre como o contar histórias pode cativar o leitor iniciante permeia todo o texto, buscando verificar se as técnicas de contação de histórias aproximam os alunos dos livros, se a contação de histórias amplia o interesse pela leitura , e se há relação proveitosa entre ler e ouvir histórias. A comprovação de que a arte de contar histórias estimula o interesse pela leitura na medida em que leva o leitor iniciante a reconhecer e identificar estruturas narrativas apoia-se nos estudos bibliográficos sobre o assunto e em relatos de professores/contadores. No capítulo final, observa-se a valorização da contação de leitores e da literatura oral na construção dos textos de grandes nomes da Literatura, reafirmando a tese de que a arte de contar histórias contribui para a formação do leitor. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|