Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  533,59 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  A arte de contar histórias: um recurso didático para a formação de leitores
Autor:  
  Gislene Aparecida da Silva Santos   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNINOVE/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  1.166
Resumo  
  O presente estudo visa a explorar a formação de leitores iniciantes usando como recurso didático a contação de histórias, atividade muitas vezes desprestigiada nas aulas de leitura. Com base nas concepções de Nelly Novaes Coelho e Câmara Cascudo, discute-se a formação do leitor, tendo em vista os fatores estéticos e culturais presentes na contação de história. Esta é analisada como contribuição didática para que o leitor se encante com o mundo da leitura e suas fantásticas histórias. Assim, são abordadas as técnicas de formação de leitores, bem como as técnicas de contação de histórias empregadas pelos contadores tradicionais e pelos atuais contadores. A reflexão sobre como o contar histórias pode cativar o leitor iniciante permeia todo o texto, buscando verificar se as técnicas de contação de histórias aproximam os alunos dos livros, se a contação de histórias amplia o interesse pela leitura , e se há relação proveitosa entre ler e ouvir histórias. A comprovação de que a arte de contar histórias estimula o interesse pela leitura na medida em que leva o leitor iniciante a reconhecer e identificar estruturas narrativas apoia-se nos estudos bibliográficos sobre o assunto e em relatos de professores/contadores. No capítulo final, observa-se a valorização da contação de leitores e da literatura oral na construção dos textos de grandes nomes da Literatura, reafirmando a tese de que a arte de contar histórias contribui para a formação do leitor.
     
    Baixar arquivo