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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
631,09
KB
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Título: |
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A razão para o iluminismo e para o pensamento complexo: possíveis implicações desse estudo para o ensino de filosofia no ensino médio |
Autor: |
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Oscar Kiyomitsu Kamesu
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNINOVE/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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486 |
Resumo |
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A razão constitui-se um dos elementos fundamentais que contribuem para a formação humana. Em relação à filosofia e ao seu ensino, ela é essencial. O presente trabalho procura investigar e mostrar que os entendimentos de razão para o Iluminismo e o pensamento complexo contribuem para o ensino de filosofia no ensino médio. O pensamento complexo é investigado a partir das obras de Edgar Morin, que propõe a religação dos saberes. O Iluminismo foi caracterizado como uma tendência intelectual que por meio da razão e do pensamento crítico combate as várias formas de heteronomia. As obras do ensaísta Sérgio Paulo Rouanet, que se autodenomina como um herdeiro do Iluminismo, foram examinadas mais detidamente. O exame da razão Iluminista mostrou que ela é essencialmente crítica, pois só uma razão crítica é capaz de promover indivíduos autônomos. O entendimento de razão para o pensamento complexo revela que ela é dialógica. Dialógica porque a razão se abre e dialoga com os vários elementos considerados como antagônicos e concorrentes tais como o mito, as emoções. É uma razão aberta, que faz o exame autocrítico para evitar o seu fechamento. Apesar das diferenças entre pensamento complexo e Iluminismo, o ponto de convergência, ressaltado na pesquisa, é que ambos concebem a razão como crítica e autocrítica. Somente uma razão que seja crítica e autocrítica é capaz de combater as suas ilusões e desvios. Os desvios e ilusões resultam do fechamento da razão ao diálogo, o que gera a racionalização e também a sua instrumentalização. Quanto ao ensino de filosofia foi defendida a tese de que ele deve combater e evitar todo tipo de dogmatismo, ceticismo e relativismo que impedem o diálogo e a reflexão crítica entre os jovens. Conclui-se que a razão crítica e autocrítica, resultada do entendimento do pensamento complexo e do Iluminismo aparece como apta a contribuir para tal tarefa. |
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