|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
445,24
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Tecendo a saúde com a educação nas tramas da inclusão |
Autor: |
|
Jamine Barros Oliveira
 |
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFBA/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2009 |
Acessos: |
|
252 |
Resumo |
|
No presente trabalho; buscou-se identificar e descrever as ações intersetoriais do Programa de Saúde da Família no processo de inclusão escolar de crianças e adolescentes com deficiência. Esta pesquisa foi desenvolvida num município do interior da Bahia; em duas unidades de saúde da família. Trata-se de unidades responsáveis por uma área adstrita; caracterizada por uma determinada população pela qual a equipe se torna responsável; levando-se em consideração; para delimitação da área; os aspectos sócio-econômicos; culturais e políticos; com ações que envolvem demais setores; como escolas; igrejas; pontos comerciais etc. Uma questão importante no Programa de Saúde da Família (PSF) é a intersetorialidade nas ações. Partindo desse pressuposto; estabeleceu-se um diálogo entre os princípios deste programa e o processo de inclusão escolar; em que a equipe do PSF desempenha um papel de grande relevância; com destaque para o Agente Comunitário de Saúde (ACS); membro da própria comunidade; elo entre a equipe e as pessoas da área adstrita e que exerce uma importante função na identificação de pessoas com deficiência. Para tanto; revisou-se a trajetória histórica do Sistema Único de Saúde; até a criação do Programa de Saúde da Família; e do processo de inclusão escolar; no intuito de se estabelecer um elo entre os dois. Foram realizados grupos focais e entrevistas com os profissionais componentes da equipe do Programa de Saúde da Família. Participaram deste estudo nove profissionais de duas unidades de saúde da família. Foi realizada uma investigação qualitativa; com estudo de caso. A pesquisa utilizou abordagens teórico-metodológicas; sobre o processo de inclusão escolar de crianças e adolescentes com deficiência; de autores tais como MITTLER (2000); STAINBACK (1997); MANTOAN (2001) e SASSAKI (2002) e; sobre o Programa de Saúde da Família; os autores PAIM (2001); JUNQUEIRA & INOJOSA (2001) entre outros. O que se percebeu na análise dos dados foi a falta e articulação da equipe com a escola e o desconhecimento de alguns profissionais quanto à questão da intersetorialidade e inclusão escolar; além da prevalência do conceito médico de deficiência por parte de alguns. A autora aponta; ao final do trabalho; alguns caminhos que poderão auxiliar numa possível reorientação das ações intersetoriais da saúde e educação; no que se refere à inclusão escolar; tal como a sugestão de que os profissionais de saúde também assumam a proposta de inclusão juntamente com a educação; por meio de um planejamento compartilhado; onde tanto a equipe de saúde da família quanto a escola apresentem proposições que direcionem a criança e o adolescente ao ensino regular. |
|
|
|
|
|
 |
|
|
|