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Título:  
  Desenvolvimento como liberdade: uma aplicação dos conceitos de Amartya Sen à educação de adultos
Autor:  
  Augusto Roque   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  FEI/ADMINISTRAÇÃO
Área Conhecimento  
  ADMINISTRAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  1,885
Resumo  
  Desenvolver uma sociedade significa transformá-la. Com base em críticas a modelos prescritivos tradicionais de desenvolvimento que subestimavam sua dimensão humana Amartya Sen, em Desenvolvimento como Liberdade (2000), discute o desenvolvimento integrando os aspectos econômicos, sociais e políticos. De acordo com os conceitos de Sen, o desenvolvimento é um processo de expansão das liberdades reais que as pessoas possuem, ou seja, das capacidades que os seres humanos adquirem para viver uma vida apropriada, com bem-estar. Com base neste quadro, o presente trabalho buscou analisar como as pessoas que participam de um processo de educação de adultos vivenciam este processo de desenvolvimento, analisando, através de entrevistas em profundidade a história de vida destas pessoas, os quatro pilares do desenvolvimento propostos por Sen (2000): funcionamentos, capacidades, liberdade e desenvolvimento. Estes pilares, que se constituíram nas unidades de análise, foram ponderados um a um, chegando-se a conclusão de que os estudos transformam as pessoas, alargando seus horizontes, gerando assim, seu desenvolvimento humano. A presente conclusão possibilita que sejam desenvolvidos estudos futuros em diferentes áreas da administração, tais como Recursos Humanos, por meio de educação corporativa, bem como em Responsabilidade Social.
     
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