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Título:  
  As concepções educacionais da Comunidad Del Sur: em busca de uma teoria pedagógica libertária
Autor:  
  Ana Paula Manaf   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  USP/RP/PSICOLOGIA
Área Conhecimento  
  PSICOLOGIA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  284
Resumo  
  O presente trabalho refere-se ao estudo das concepções educativas da Comunidad Del Sur, comunidade anarquista existente desde 1955 em Montevidéu, no Uruguai. Os princípios pedagógicos que fundamentam suas concepções e formas de organização intentam a criação de uma cultura que seja capaz de proporcionar o desenvolvimento humano integral, e a prática de valores como a autonomia e a solidariedade. O conceito de integralidade se atualiza através da organização do trabalho fundamentado nos princípios da Ecologia Social, que estuda as relações e interações entre os fenômenos sociais e os fenômenos ecológicos. Desta forma, as concepções de trabalho, produção, consumo, propriedade, relações de gênero, são construídas pelos integrantes da Comunidad Del Sur sob o prisma ideológico das relações de poder, e ressignificadas de modo a constituir, no conjunto de suas relações, um processo de criação de uma cultura antipredatória e antiautoritária. Utilizamos como referência para nossa pesquisa documental o método qualitativo, a fim de identificar e analisar os princípios e correntes teóricas que fundamentam sua concepção educacional, além de apreender quais os elementos presentes em suas práticas discursivas que representam suas estratégias de organização cotidiana, através de ações pedagógicas para resistência e criação cultural. A Comunidad Del Sur representa um campo relevante para o estudo da reelaboração das concepções anarquistas frente às demandas e problemas da sociedade atual. A organização do trabalho segundo concepções ecológicas e autogestionárias, é pensada no sentido de constituir uma ação pedagógica exercida no nível concreto das atividades cotidianas, que pretende superar a divisão da sociedade em gestores e executores, proprietários e força de trabalho, ou a fragmentação do indivíduo em corpo e intelecto.
     
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