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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
3,12
MB
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Título: |
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Tecendo a educação ambiental na rede municipal de ensino de Arroio do Meio, RS |
Autor: |
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Cristine Gerhardt Rheinheimer
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRGS/ECOLOGIA |
Área Conhecimento |
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ECOLOGIA |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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190 |
Resumo |
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A rede municipal de ensino do município de Arroio do Meio, RS é constituída por
sete escolas de Ensino Fundamental Incompleto e seis escolas de Ensino
Fundamental Completo, totalizando, no início da pesquisa em 2005, 1989 alunos e
150 professores. O presente trabalho teve como principal objetivo compreender
possibilidades de imersão da Educação Ambiental no contexto escolar a partir de
processos formativos associados a projetos de intervenção. Realizamos a pesquisa
em seis escolas de Ensino Fundamental Completo abrangendo 1653 alunos e 129
professores. Na perspectiva da pesquisa qualitativa e da Educação Ambiental crítica
e transformadora, adotamos a metodologia da pesquisa-ação-participativa. Como
instrumentos de coleta de dados utilizamos a observação participante, entrevistas do
tipo grupo focal e questionários semiestruturados e, para a análise e interpretação
desses dados, a análise textual. A pesquisa foi realizada em três etapas. Na primeira
etapa, investigamos como era trabalhada a Educação Ambiental nas escolas, as
representações de meio ambiente dos alunos e as representações de meio
ambiente e Educação Ambiental dos professores (pré e pós-projeto). Na segunda
etapa, investimos na formação de um grupo de estudos sobre a temática ambiental
envolvendo professores. Na terceira etapa, concomitante à segunda, foram
planejados e desenvolvidos projetos educativos nas escolas, tendo como temas
geradores os problemas levantados a partir de diagnósticos socioambientais
realizados junto às comunidades. Atuando como dinamizadores da Educação
Ambiental, os professores participantes do grupo de estudos mobilizaram as suas
respectivas comunidades escolares, envolvendo-as coletivamente no
desenvolvimento desses projetos. Os principais resultados foram o envolvimento dos
diferentes atores que compõem as comunidades escolares em todas as etapas do
processo; a capacidade dos envolvidos no processo educativo identificarem,
resolverem e relacionarem os problemas ambientais com o contexto social em que
se situam; o conhecimento construído pelo diálogo e pelo enfrentamento de
posições e ideias; e especificamente no contexto escolar: (a) vinculação do
conteúdo curricular com a realidade de vida da comunidade escolar; (b) aplicação
prática e crítica do conteúdo apreendido; (c) articulação entre conteúdo e
problematização da realidade de vida; (d) projeto político-pedagógico construído de
modo participativo; (e) aproximação escola-comunidade; (f) possibilidade concreta
do professor articular ensino e pesquisa, reflexão sistematizada e prática docente.
Concluímos que a partir da formação dos professores; da construção coletiva e
democrática do projeto político-pedagógico; do planejamento e desenvolvimento de
projetos de intervenção aproximando a escola à comunidade em que se insere e
atende, é possível fazer emergir a Educação Ambiental no contexto escolar. Essa
proposta que aqui defendemos coloca-se participante do processo de construção de
um campo teórico que busca subsidiar uma prática diferenciada de Educação
Ambiental – a Educação Ambiental Crítica e Transformadora. |
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