|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
534,90
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
O ambiente de negócios e a estratégia de incorporadoras do setor imobiliário: um estudo de casos múltiplos em Porto Alegre |
Autor: |
|
Marcelino Wagner
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UNISINOS/ADMINISTRAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
ADMINISTRAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2009 |
Acessos: |
|
570 |
Resumo |
|
Esta dissertação analisa as estratégias adotadas pelas incorporadoras de Porto Alegre frente às alterações que ocorrem no ambiente. Apresenta revisão de literatura abordando o ambiente externo, através do macroambiente, análise setorial, indústrias fragmentadas, verticalização e alianças, bem como o ambiente interno, através dos temas de vantagem competitiva, cadeia de valor, e estratégias competitivas. Apresenta pesquisa de caráter exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, através de estudo de casos múltiplos. Coleta dados através de informações de associações comerciais, revistas especializadas, departamentos de economia e estatística, e estudos sobre a indústria da Construção Civil, além de entrevistas semi-estruturadas aplicadas as representantes de três empresas incorporadoras que têm como mercado a cidade de Porto Alegre/RS. Analisa os dados sobre o ambiente externo destacando a questão das incorporadoras e a Construção Civil, variáveis econômicas, regulamentação e governo, e panorama da atividade imobiliária em Porto Alegre, bem como a visão dos empresários a respeito das perspectivas do setor. Os dados sobre o ambiente interno são analisados considerando a cadeia de valor e criação de valor, direcionadores de custo e benefício, e estratégias e vantagem competitiva de cada uma das três empresas estudadas. Conclui que diversos fatores ambientais interferem na estratégia das incorporadoras, levando as empresas a ajustarem suas estratégias para a obtenção de um índice de crescimento mais elevado em um momento de maior atratividade para o setor. Como elementos centrais da estratégia destacam-se a associação com outras empresas, o deslocamento do foco para imóveis de menor preço e a busca de economias de escala. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|