|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
47.20
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Imagem digital em movimento |
Autor: |
|
Tatiana Giovannone Travisani
 |
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UNESP/ARTES |
Área Conhecimento |
|
ARTES |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
467 |
Resumo |
|
Este trabalho reúne análises sobre as imagens digitais com questões estruturais e
poéticas do movimento; fazendo um levantamento histórico e artístico desde os
primeiros experimentos em cronofotografia; até as manifestações atuais; do
universo digital; que incorporam o movimento como temática. A imagem digital
tratada não é de cunho sintético; mas sim que passou por algum processo de
captura analógica; por meio de câmeras; e após isso; foi digitalizada. A partir dai; a
pesquisa reflete as transformações estéticas e sinestésicas que as imagens podem
sofrer de acordo com as possibilidade oferecidas pela tecnologia digital.
Procuramos discutir os processos e procedimentos artísticos sob a luz desse caráter
tecnológico; em que as imagens ganham novas formas dinâmicas e novos padrões
de movimento. Buscamos incluir os principais fatores que são singulares ao
universo digital e permitem concepções artísticas inovadoras através das novas
mídias surgidas. Entre as características estão a convergência; desmaterialização;
ubiqüidade e a replicabilidade dos remixes e samplers. Três obras foram discutidas
com maior profundidade por oferecerem suporte conceitual; visual e nova proposta
estética: Stop Motion Studies (David Crawford); Soft Cinema (Lev Manovich) e as Live
Images (Luiz Duva). Durante a pesquisa; a autora também elaborou três obras;
construídas em momentos distintos; que acompanhavam os questionamentos feitos
ao longo do processo: Convergência; Gradeativa e Passagens. As obras sugerem um
estreitamento intenso entre arte e pesquisa; prática e teoria; no intuito de atingir
complexidade sobre o tema; para contribuir com estudos contemporâneos sobre as
manifestações artísticas nas novas mídias. |
|
|
|
|
|
 |
|
|
|