Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  1,66 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Escola pública: espaço de educação e cultura na construção e efetivação dos direitos humanos
Autor:  
  Mecira Rosa Ferreira   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNESP/FR/SERVIÇO SOCIAL
Área Conhecimento  
  SERVIÇO SOCIAL
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  435
Resumo  
  A presente tese “ESCOLA PÚBLICA: ESPAÇO DE EDUCAÇÃO E CULTURA NA CONSTRUÇÃO E EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS” é o resultado da pesquisa de campo, de corte qualitativo, que teve como objetivo repensar as possibilidades de a Declaração Universal dos Direitos Humanos ser compreendida e exercitada através da educação, cumprindo o que está proclamado na referida Declaração, ao compreender que o conhecimento e a vivência dos direitos humanos no cotidiano escolar propicia o estabelecimento de relações sociais mais fraternas, o envolvimento dos vários segmentos da unidade escolar possibilita a construção da identidade da escola na comunidade. O universo da pesquisa foi o dos professores, alunos, pais e ex-alunos da Escola Estadual Prof.ª Lina Picchioni Rocha no Município de Franca (SP). Este trabalho foi estruturado em quatro momentos que têm como ponto de partida – Começando a Conversa - uma retomada histórica de nossa trajetória pessoal e profissional e dos elementos que se constituem em pano de fundo desta tese. No primeiro momento – Delineando a Conversa – fazemos uma descrição de nossa pesquisa, apontamos os fatores que nos motivaram em sua realização, seu objeto de estudo e seus sujeitos e explicitamos o percurso metodológico que empreendemos. No segundo momento – Fundamentando a Conversa – apresentamos a noção de ser humano, ou mais especificamente, de cidadão, que assumimos neste trabalho. Nossas considerações em torno desse conceito são tecidas a partir da igualdade, da diferença, da ética e da cidadania propriamente dita e estão fundamentadas teoricamente em autores contemporâneos de diferentes áreas do saber. Em seguida, procuramos traçar o percurso de noções fundamentais que acarretaram na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Distinguimos aspectos legais relacionados à educação, tal como ela é tratada em Constituições e na referida declaração para subsidiar nossa tese de que a escola pública é um espaço privilegiado para o exercício da cidadania. Retomamos aspectos da historiografia da educação brasileira, sobretudo no que diz respeito aos modos como as escolas tomaram corpo como forma de compreender a realidade de que dispomos e refletir sobre a realidade que queremos. Também neste capítulo, resgatamos aspectos relacionados à história da gestão escolar, por acreditarmos que a partir de uma gestão democrática, podemos gerir uma escola igualmente democrática e cidadã. No terceiro momento – Vivenciando a Conversa – tecemos considerações acerca das relações que se deram ao longo do tempo entre as instituições família e escola; evidenciamos as transferências de funções de uma para outra e reiteramos sua importância na construção de cidadãos frente aos desafios impostos pela realidade político-social em que estamos inseridos atualmente. Nesse capítulo, apresentamos o projeto LINARTE: construindo uma escola cidadã. Explicitamos quando e como surgiu, como foi desenvolvido e seus principais resultados. No quarto momento – Aprofundando a Conversa – tecemos nossas considerações finais sobre o presente estudo.
     
    Baixar arquivo