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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,66
MB
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Título: |
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Escola pública: espaço de educação e cultura na construção e efetivação dos direitos humanos |
Autor: |
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Mecira Rosa Ferreira
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNESP/FR/SERVIÇO SOCIAL |
Área Conhecimento |
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SERVIÇO SOCIAL |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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435 |
Resumo |
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A presente tese “ESCOLA PÚBLICA: ESPAÇO DE EDUCAÇÃO E CULTURA NA
CONSTRUÇÃO E EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS” é o resultado da
pesquisa de campo, de corte qualitativo, que teve como objetivo repensar as possibilidades de
a Declaração Universal dos Direitos Humanos ser compreendida e exercitada através da
educação, cumprindo o que está proclamado na referida Declaração, ao compreender que o
conhecimento e a vivência dos direitos humanos no cotidiano escolar propicia o
estabelecimento de relações sociais mais fraternas, o envolvimento dos vários segmentos da
unidade escolar possibilita a construção da identidade da escola na comunidade. O universo
da pesquisa foi o dos professores, alunos, pais e ex-alunos da Escola Estadual Prof.ª Lina
Picchioni Rocha no Município de Franca (SP). Este trabalho foi estruturado em quatro
momentos que têm como ponto de partida – Começando a Conversa - uma retomada histórica
de nossa trajetória pessoal e profissional e dos elementos que se constituem em pano de fundo
desta tese. No primeiro momento – Delineando a Conversa – fazemos uma descrição de
nossa pesquisa, apontamos os fatores que nos motivaram em sua realização, seu objeto de
estudo e seus sujeitos e explicitamos o percurso metodológico que empreendemos. No
segundo momento – Fundamentando a Conversa – apresentamos a noção de ser humano, ou
mais especificamente, de cidadão, que assumimos neste trabalho. Nossas considerações em
torno desse conceito são tecidas a partir da igualdade, da diferença, da ética e da cidadania
propriamente dita e estão fundamentadas teoricamente em autores contemporâneos de
diferentes áreas do saber. Em seguida, procuramos traçar o percurso de noções fundamentais
que acarretaram na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Distinguimos aspectos legais
relacionados à educação, tal como ela é tratada em Constituições e na referida declaração para
subsidiar nossa tese de que a escola pública é um espaço privilegiado para o exercício da
cidadania. Retomamos aspectos da historiografia da educação brasileira, sobretudo no que diz
respeito aos modos como as escolas tomaram corpo como forma de compreender a realidade
de que dispomos e refletir sobre a realidade que queremos. Também neste capítulo,
resgatamos aspectos relacionados à história da gestão escolar, por acreditarmos que a partir de
uma gestão democrática, podemos gerir uma escola igualmente democrática e cidadã. No
terceiro momento – Vivenciando a Conversa – tecemos considerações acerca das relações que
se deram ao longo do tempo entre as instituições família e escola; evidenciamos as
transferências de funções de uma para outra e reiteramos sua importância na construção de
cidadãos frente aos desafios impostos pela realidade político-social em que estamos inseridos
atualmente. Nesse capítulo, apresentamos o projeto LINARTE: construindo uma escola
cidadã. Explicitamos quando e como surgiu, como foi desenvolvido e seus principais
resultados. No quarto momento – Aprofundando a Conversa – tecemos nossas considerações
finais sobre o presente estudo. |
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