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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
4,22
MB
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Título: |
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Os estilos de aprendizagem de Felder a partir de Jung |
Autor: |
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Cláudia Maria Sales Senra
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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CEFET/MG/EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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306 |
Resumo |
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A educação ocupa oposição de destaque no mundo atual, palco de amplas e
constantes mudanças, que exigem constante capacitação. O ensino tradicional
tende a considerar os alunos em uma homogeneidade, utilizando parcos recursos,
ou simplesmente limitando o ensino às aulas expositivas. Entretanto, as emoções, a
sensibilidade, a afetividade, a intuição influenciam sobremaneira na forma de
aprender do estudante. O processo de aprendizagem mostra-se extremamente
complexo. Fatores de diversas naturezas, como físico, ambiental, cognitivo, afetivo,
cultural e sócio-econômico, influenciam o processo de aprendizagem. Baseado
nestas variáveis, Felder desenvolveu um índice para verificar o tipo de aprendizado
que cada aluno apresenta. A combinação de diferentes dinâmicas de trabalho em
sala de aula beneficia diversas preferências de aprendizagem. Dessa forma, o
conhecimento por parte do professor das suas próprias preferências de
aprendizagem e das de seus alunos deve refletir no planejamento das atividades
pedagógicas e na orientação para o desenvolvimento de estratégias de
aprendizagem. Por outro lado, é importante também que o aprendiz conheça suas
próprias preferências de aprendizagem de modo a desenvolver estratégias que o
auxiliem a lidar com as mais diferentes situações de aprendizagem na escola ou na
vida. O objetivo deste trabalho é aprofundar a compreensão dos aspectos
psicológicos dos estilos de aprendizagem de Felder-Silverman, explicitando a
contribuição da teoria de tipos psicológicos de Jung. Pretende-se tornar mais clara e
objetiva a teoria dos estilos de aprendizagem de Felder-Silverman, por meio da
realização de um estudo aprofundado desse modelo e do estabelecimento de um
paralelo com a teoria psicológica de Carl Jung. Para tanto foi realizada uma
pesquisa qualitativa e descritiva por meio de observações das aulas ministradas e de
entrevistas semi-estruturadas, bem como da aplicação do índice de estilos de
aprendizagem e do teste da figura humana em duas turmas do ensino médio.
Observou-se que há uma congruência entre os dados encontrados pelo método de
Felder e os tipos psicológicos de Jung. |
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