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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
582,59
KB
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Título: |
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O uso de tarefas comunicativas e pré-comunicativas no ensino de língua inglesa em uma faculdade particular |
Autor: |
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Eduardo Augusto Lazaro Capobianco
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNESP/ESTUDOS LINGÜÍSTICOS |
Área Conhecimento |
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LINGÜÍSTICA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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257 |
Resumo |
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A presente pesquisa, qualitativa e de base etnográfica, tem como objetivo geral
analisar como se dá a interação dos aprendizes em pares ou grupos maiores em um
processo de ensino/aprendizagem de língua inglesa por meio de aulas que se pautam
pelo uso de tarefas comunicativas e pré-comunicativas em uma faculdade particular do
noroeste paulista. Também será investigada, neste trabalho, a melhora da proficiência na
língua-alvo dos aprendizes após o processo.
Para a coleta de dados foram utilizados diários de pesquisa do professor
pesquisador, gravações em áudio e vídeo da sala de aula, gravações apenas em áudio
das interações dos alunos trabalhando em pares ou grupos maiores, questionários
aplicados aos discentes e um teste de proficiência que foi aplicado no início e final do
ano letivo de 2007, ano em que se deu a coleta de dados para esta pesquisa. O
arcabouço teórico se fundamenta em estudos sobre tarefas de autores como Prabhu
(1987), Nunan (1992) Candlin (1987), Barbirato (1999, 2005) entre outros.
A análise panorâmica dos resultados demonstrou que o trabalho em que coexistiram
tarefas comunicativas e pré-comunicativas pôde ser alternativa para o
ensino/aprendizagem de língua inglesa no contexto investigado, onde havia limitação
linguístico-comunicativa prévia na língua-alvo detectada na maioria dos participantes.
Também foi possível averiguar que o trabalho com tarefas possibilitou esforço
colaborativo entre os aprendizes, momentos de explicitação da forma, léxico ou
pronúncia da língua-alvo, geradas a partir da própria interação proposta pela tarefa e
imediatamente inseridos na negociação da mesma.
Também foi percebido, a partir dos dados, que houve considerável melhora da
proficiência auditiva, lexical e gramatical dos alunos na língua-alvo após o trabalho do
ano letivo de 2007, ano em que foram inseridas as tarefas investigadas nesta dissertação
em meio a outras atividades tangentes, que contribuíram para o cumprimento das tarefas
propriamente ditas. |
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