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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
802,28
KB
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Título: |
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As possibilidades e limites da modalidade de concomitância externa da educação profissional na perspectiva da inclusão de jovens trabalhadores |
Autor: |
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Anselmo Paulo Pires
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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CEFET/MG/EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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317 |
Resumo |
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O presente estudo teve como objetivo geral investigar os significados conferidos à
formação profissional por egressos dos cursos técnicos pós-reformas, Decretos n. 2.208/97 e
5.154/04, contribuindo para uma análise dos limites e possibilidades da modalidade de CCE.
Busca-se interpretar o significado de uma determinada instituição, através do depoimento de
egressos e profissionais. A pesquisa foi realizada em uma instituição federal de ensino técnico
IFET, com egressos concluintes ou desistentes do ano de 1999 a 2005. É uma pesquisa do tipo
qualitativa, da qual participaram: 9 alunos egressos do Curso Técnico de Mecânica Industrial
na modalidade de CCE com curso profissional concluído no período, sendo 3 do turno diurno,
4 do noturno e 2 que estudaram em ambos os turnos, 3 alunos egressos desistentes ou
jubilados, 4 professores e 1 técnico administrativo da área de assistência ao estudante. O eixo
teórico que fundamenta esta pesquisa está voltado para a produção do conhecimento referente
à reforma da Educação Profissional e para as pesquisas que procuram entender as diversas
formas de inclusão do aluno trabalhador, suas possibilidades e limites diante da reestruturação
produtiva. Os procedimentos de coleta de dados dividiram-se em três momentos: análise
documental, entrevistas semi-estruturadas e análise temática. A pesquisa não teve a intenção
de julgar sobre a melhor modalidade de ensino profissional oferecida pela IFET após as
reformas da EPT, mas sim compreender melhor como essas políticas estabelecidas em termos
teóricos têm se efetivado no contexto prático e quais os sentimentos, percepções, facilidades
ou dificuldades enfrentadas por aqueles que a vivenciaram na prática. A coleta e análise dos
dados permitiram entender melhor o assunto investigado, dando voz aos diretamente
envolvidos no processo, assim como forneceu subsídios para novas pesquisas, oferecendo
dados significativos que podem ser considerados nas inúmeras propostas de efetivação das
chamadas políticas inclusivas para os jovens trabalhadores. Verificou-se ainda a necessidade
de se repensar os cursos técnicos na perspectiva da escola que forme integralmente o cidadão e ao mesmo tempo seja inclusiva, democrática e equânime. |
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