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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,45
MB
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Título: |
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Limites e possibilidades da formação inicial de professores da educação profissional através do programa especial de formação pedagógica de docentes, segundo as representações de seus egressos |
Autor: |
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Daniel de Souza Macieira
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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CEFET/MG/EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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206 |
Resumo |
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Este estudo buscou avaliar limites e possibilidades da formação inicial de professores da
Educação Profissional (EP) através do Programa Especial de Formação Pedagógica de
Docentes - PEFPD, a fim de subsidiar o desenvolvimento de políticas de formação docente
para a EP numa perspectiva de Educação Tecnológica. A investigação realizou-se por meio
de uma abordagem compreensiva centrada na análise das representações de egressos desse
Programa. Para melhor contextualização da pesquisa, recorreu-se à produção científica
relacionada à formação de professores e à EP. O trabalho de campo foi feito com 16 sujeitos
licenciados entre os anos de 2000 e 2007 numa escola técnica da rede federal, localizada
na região sudeste do Brasil. Para a coleta de dados, utilizaram-se questionários e entrevistas
semiestruturadas. O estudo partiu da hipótese de que o PEFPD tem prestado contribuições na
formação inicial dos seus egressos, seja para a construção da sua identidade docente,
seja para o seu desempenho na EP. Tais contribuições foram identificadas no aprendizado de técnicas, metodologias de ensino e planejamento das aulas, na aquisição de fundamentos
teóricos e conhecimentos pedagógicos necessários à docência, na contextualização histórica e
organizacional do campo da educação, na constituição de um novo olhar dos egressos
sobre o aluno, na ampliação do seu campo de possibilidades de atuação profissional. Por outro
lado, as representações dos sujeitos pesquisados indicaram que a formação do PEFPD teve
um alcance limitado: na exposição da importância da formação docente continuada, no
estímulo a uma atuação docente integrada profissionalmente e politicamente a esse grupo
ocupacional, na abordagem dos conhecimentos pedagógicos e no esclarecimento do seu papel
e da sua importância em relação à formação específica, no desenvolvimento de uma visão
histórica e crítica dos egressos sobre a EP e sobre a docência nessa modalidade de ensino, no
pequeno incentivo às atividades de pesquisa. A conclusão final da dissertação é que, não
obstante essas limitações, esse modelo formativo mostra-se uma das possíveis referências
para a construção de propostas específicas para a formação de professores da EP. |
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