Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  11,86 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Avaliação da integridade estrutural de pontes metálicas da ferrovia turística Ouro Preto/Mariana (MG) por meio de modelagem numérica e técnicas laboratoriais
Autor:  
  Manoel Gonçalves Cardoso   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFOP/ENGENHARIA CIVIL
Área Conhecimento  
  ENGENHARIA CIVIL
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  401
Resumo  
  Diante do quadro de recuperação do setor ferroviário nacional; este trabalho procurou estudar os fenômenos patológicos em pontes metálicas ferroviárias. Fenômenos; tais como: corrosão; trincas por fadiga; afrouxamento de ligações e deformações e/ou deslocamentos excessivos de elementos estruturais são os principais fatores responsáveis por intervenções e interdição de pontes. Este é um problema mundial; que envolve elevados custos de manutenção e recuperação de elementos estruturais danificados; sobretudo quando não há uma política de prevenção periódica. Em diferentes países; estão sendo realizadas pesquisas; onde propostas de metodologias e procedimentos para inspecionar e avaliar pontes antigas vem sendo empregadas. No Brasil; no entanto; as pesquisas estão muito atrasadas; com poucos trabalhos neste sentido. Este trabalho procurou realizar o cadastro de todas as pontes metálicas no trecho ferroviário entre Ouro Preto e Mariana/MG; identificando e catalogando as patologias presentes nestas estruturas; além de propor uma metodologia baseada na inspeção de pontes de concreto; para ser aplicada nas pontes ferroviárias metálicas. Também foi realizada neste trabalho a análise numérica da “Ponte da Barra”; para avaliar a integridade estrutural desta ponte; e avaliar a eficiência do reforço estrutural proposto. Para isso foram feitas visitas in loco onde; através de inspeção visual; registros fotográficos e medições; coletaram-se os dados necessários para análise. Também foram obtidas amostras para a caracterização química; determinação da resistência mecânica; análise metalográfica e análise dos produtos de corrosão.
     
    Baixar arquivo