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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  A educação a distância para o professor em serviço
Autor:  
  Juliana Cordeiro Soares Branco   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  CEFET/MG/EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  275
Resumo  
  A presente pesquisa tem como objetivo geral contribuir para a discussão da formação profissional do docente, desenvolvida por meio da Educação a Distância-EaD e em serviço. A partir de estudo premilinar realizado foram constituídas as seguintes hipóteses: (1) as condições objetivas de realização dos cursos de EaD para professores em serviço condicionam o privilégio da dedicação individual em detrimento da coletiva, para estudo, por parte dos professores; (2) as facilidades de acesso ao conhecimento nos cursos de EaD para professores em serviço são mais expressivas que as dificuldades; (3) os docentes em exercício e que participam de cursos de EaD não possuem um espaço adequado e exclusivo para dedicação aos seus estudos; (4) a contribuição dos cursos de EaD para professores em serviço é percebida de forma diferente pelos cursistas que estão em processo de formação em relação aos que já concluíram o curso; (5) os cursos de EaD para professores em serviço contribuem para novas aprendizagens, estreitamente relacionadas à prática docente; e (6) os professores-cursistas realizam a formação a distância estando em serviço devido a uma exigência legal. Como campo empírico optou-se por entrevistar professores-cursitas e ex-cursistas do Projeto Veredas da Secretaria de Estado de Educação e do Curso Licenciatura em Educação Básica-anos iniciais do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto. A pesquisa se desenvolveu por meio de um estudo descritivo que envolveu: análise da bibliografia que trata do tema da pesquisa; estudo da legislação vigente sobre o assunto; e realização de 23 entrevistas semi-estruturadas com professores cursistas ou ex-cursistas dos cursos/projetos de EaD para professores em serviço dos cursos mencionados. Os resultados obtidos confirmaram, em parte, as hipóteses levantadas, evidenciando falta de espaço adequado e exclusivo para dedicação aos seus estudos, por parte da maioria das entrevistadas e que há pouco tempo para as professoras-cursistas realizarem todas as suas atividades, implicando o privilégio do estudo individual sobre o coletivo. As professoras-cursistas relatam suas dificuldades em relação à dedicação aos estudos, pois precisam dividir seu tempo diário entre as atividades do magistério, de estudo e domésticas. E novamente a escassez de tempo para dedicação aos estudos é determinante das condições de formação docente, sendo considerada uma dificuldade crucial pelas cursistas. Entre outras dificuldades, que superam as facilidades, as cursistas apontam, sobretudo, a dificuldade de comunicação entre instituição e cursistas, o fato de o tutor não possuir conhecimento específico de todos os conteúdos e a falta de professor no dia-a-dia. Contraditoriamente, uma facilidade expressiva gira exatamente em torno do tempo ao lado do espaço de estudo flexíveis. Junto a isso, os cursos em pauta proporcionaram novas aprendizagens segundo todas as entrevistadas. Sendo que as cursistas que terminaram o curso ressaltam, sobretudo, a melhoria na prática pedagógica de modo geral e as cursistas que ainda estão em curso ressaltam aspectos como melhoria da linguagem oral, melhoria da escrita, criação de hábito de leitura, incentivo à realização de novos cursos e à formação continuada. As cursistas enfatizam também a possibilidade de novas perspectivas profissionais, trocas de experiências, revisão e avanço na prática pedagógica por meio da reflexão, viabilizadas pelos cursos. Apesar disso, as professoras se dirigem para a EaD em serviço principalmente pela considerada exigência legal de formação superior para o magistério.
     
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