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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
3,73
MB
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Título: |
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Hoje tem cinema: a recepção de mostras itinerantes organizadas pelo Cineclube Lanterninha Aurélio |
Autor: |
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Dafne Reis Pedroso da Silva
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNISINOS/CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO |
Área Conhecimento |
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COMUNICAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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264 |
Resumo |
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O objetivo geral desta pesquisa foi investigar o processo de recepção das mostras itinerantes de cinema organizadas pelo cineclube Lanterninha Aurélio, buscando compreender os sentidos, usos e apropriações que os receptores realizam das exibições e as mediações que as configuram. Para dar conta das especificidades do problema/objeto investigado, trabalhei os conceitos de midiatização e midiatização cinematográfica, e o desenvolvimento desses processos no contexto brasileiro, considerando as atividades cineclubista e as práticas das sessões itinerantes de cinema. Articulei perspectivas teóricas para a compreensão da recepção, desenvolvendo conceitos sobre recepção, mediações, consumo, apropriação e recepção de cinema. Acerca das estratégias metodológicas, realizei pesquisa sistemática com seis receptores das sessões itinerantes e cinco cineclubistas. Desde uma perspectiva multimetodológica, articulei um conjunto de procedimentos que incluíram questionários fechados, entrevistas estruturadas de aplicação flexível, observação participante com foco comunicacional, para apreender a proposta cineclubista, os usos, sentidos e apropriações realizados pelos receptores, assim como as mediações da cultura popular, das competências midiáticas, do cineclube e do contexto situacional de recepção. Como resultados, evidencio a forma como o fenômeno de midiatização do cinema tem participação na conformação das competências cinematográficas dos receptores, como também os modos como a cultura popular, a proposta cineclubista e o contexto de recepção atuam como mediações sobre os usos, sentidos e apropriações das mostras itinerantes e dos conteúdos dos filmes exibidos. Analiso ainda como se instituem as relações entre a cultura cineclubista e a cultura dos receptores, a partir dos sentidos produzidos pelos sujeitos acerca dos filmes, tomados aqui como propostas de ação e das apropriações acerca das mostras itinerantes. |
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