Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  3,73 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Hoje tem cinema: a recepção de mostras itinerantes organizadas pelo Cineclube Lanterninha Aurélio
Autor:  
  Dafne Reis Pedroso da Silva   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNISINOS/CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO
Área Conhecimento  
  COMUNICAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  264
Resumo  
  O objetivo geral desta pesquisa foi investigar o processo de recepção das mostras itinerantes de cinema organizadas pelo cineclube Lanterninha Aurélio, buscando compreender os sentidos, usos e apropriações que os receptores realizam das exibições e as mediações que as configuram. Para dar conta das especificidades do problema/objeto investigado, trabalhei os conceitos de midiatização e midiatização cinematográfica, e o desenvolvimento desses processos no contexto brasileiro, considerando as atividades cineclubista e as práticas das sessões itinerantes de cinema. Articulei perspectivas teóricas para a compreensão da recepção, desenvolvendo conceitos sobre recepção, mediações, consumo, apropriação e recepção de cinema. Acerca das estratégias metodológicas, realizei pesquisa sistemática com seis receptores das sessões itinerantes e cinco cineclubistas. Desde uma perspectiva multimetodológica, articulei um conjunto de procedimentos que incluíram questionários fechados, entrevistas estruturadas de aplicação flexível, observação participante com foco comunicacional, para apreender a proposta cineclubista, os usos, sentidos e apropriações realizados pelos receptores, assim como as mediações da cultura popular, das competências midiáticas, do cineclube e do contexto situacional de recepção. Como resultados, evidencio a forma como o fenômeno de midiatização do cinema tem participação na conformação das competências cinematográficas dos receptores, como também os modos como a cultura popular, a proposta cineclubista e o contexto de recepção atuam como mediações sobre os usos, sentidos e apropriações das mostras itinerantes e dos conteúdos dos filmes exibidos. Analiso ainda como se instituem as relações entre a cultura cineclubista e a cultura dos receptores, a partir dos sentidos produzidos pelos sujeitos acerca dos filmes, tomados aqui como propostas de ação e das apropriações acerca das mostras itinerantes.
     
    Baixar arquivo