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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
7.23
MB
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Título: |
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"Strange images of death": violence and the uncanny in five productions of Macbeth |
Autor: |
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Dolores Aronovich Aguero
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Inglês |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFSC/LETRAS (INGLÊS E LITERATURA CORRESPONDENTE) |
Área Conhecimento |
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LETRAS |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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948 |
Resumo |
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Esta tese analisa como cenas sinistramente violentas no Macbeth de William Shakespeare são realizadas em três produções teatrais (a Macbeth de Trevor Nunn; para a Royal Shakespeare Company; em 1976; a Macbeth de Ulysses Cruz; e Trono de Sangue de Antunes Filho; ambas de 1992) e em dois filmes (o Macbeth de Roman Polanski; de 1971; e Homens de Respeito; de William Reilly; de 1991). Essas produções foram escolhidas devido a sua proximidade nas respectivas épocas e sua relevância: a Macbeth de Nunn é um marco muito elogiado; as duas Macbeths brasileiras ocorreram em um momento em que o Brasil não estava feliz com seu presidente; que renunciou antes de sofrer o impeachment. Quanto aos filmes; o de Polanski é provavelmente o mais violento de qualquer adaptação de Shakespeare para as telas; e o de Reilly é uma apropriação que transporta a ação para a Máfia do século XX. Através de uma análise de The Sand-Man; de Ernst Hoffman; Freud desenvolveu seu conceito do sinistro; aquilo que é estranhamente familiar; que deveria manter-se escondido mas insiste em aparecer. O sinistro engloba várias características; como os duplos; a compulsão em repetir; o mau olhado; o olho grande; o olhar; o impulso da morte; déjà-vu; fantasmas; bonecas e autômatos; a nebulosidade entre fantasia e realidade; a limininalidade; epilepsia e loucura. A maior parte desses traços está presente no texto da peça e nas cinco produções analisadas. Esta tese investiga se o sinistro vem mais à tona quando a violência se mistura; e vice-versa; e por que às vezes se tem certeza de ter visto algo que sequer foi mostradoo que é; por si só; uma sensação sinistra. Para explorar essas perguntas; esta tese compara duas mídias; teatro e cinema; sob a ótica da Análise de Performance. Outro capítulo teórico é dedicado ao sinistro e à violência em Macbeth. Os outros três capítulos analisam cada produção; sempre dando atenção ao contexto em que cada uma foi realizada. A tese conclui que violência e sinistro andam lado a lado nas cinco produções e no texto em si; mas que o filme de Polanski é difícil de ser igualado em termos de violência sinistra; já que opta por mostrar na tela muito da violência que é apenas sugerida no texto (como no caso do assassinato de Duncan). No entanto; todas as cinco produções oferecem exemplos interessantes de violência sinistra em um texto que sempre foi considerado um dos mais violentos entre as obras de Shakespeare; e que poderia ser visto também como o mais sinistro. |
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