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Título:  
  Jean Piaget na pedagogia: um estudo das fontes referenciadas na psicologia da educação
Autor:  
  Fátima Regina Fabril   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UEM/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  951
Resumo  
  As constatações de que a difusão das idéias da teoria de Jean Piaget, no Brasil, se deu no contexto educacional e de que a problemática acerca do desvirtuamento dessa teoria também ocorreu nesse contexto bem como as advertências crescentes de especialistas quanto à existência de avaliações descontextualizadas sobre autores clássicos da educação subsidiaram a concentração desta pesquisa em um foco: as referências bibliográficas adotadas em um curso de graduação para formação de professores. Pretendeu-se, com este estudo, identificar as fontes de divulgação da teoria piagetiana, entre acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá, por meio da disciplina Psicologia da Educação, entre 1983 a 2005, a fim de investigar quais os aspectos desse corpus foram privilegiados nessas obras e, se, em conjunto, esses elementos permitiram uma aproximação consistente do acadêmico com essa teoria. Para o desenvolvimento desta pesquisa, buscou-se identificar e localizar as fontes de informações que permitiram chegar até as referências bibliográficas, formalmente, utilizadas para o estudo da teoria de Piaget entre os acadêmicos do curso de Pedagogia. Num segundo momento, por intermédio da transformação das informações como técnica de pesquisa documental, analisaram-se as fontes documentais (projetos curriculares e programas de disciplinas) das quais se extraíram as referências bibliográficas que, em um terceiro momento, foram submetidas ao procedimento de análise de conteúdo. Considerou-se como matéria-prima da análise de conteúdo as dezessete referências bibliográficas registradas nos programas (1/89 e 1996) da disciplina Psicologia da Educação, distribuídos em dois períodos de análise: o primeiro, de 1983 a 1992, e o segundo, de 1993 a 2005. Os resultados indicaram, pautados na análise das cinco categorias temáticas – (A) BIOGRAFIA DE JEAN PIAGET; (B) PROPOSTA TEÓRICA; (C) MÉTODO; (D) CONCEITOS e (E) LIMITES E POSSIBILIDADES DA TEORIA – que nas obras dos programas de Psicologia da Educação vigentes no primeiro semestre de 1989, pertencentes ao primeiro período, predominou a apresentação dos temas relativos à categoria (D) na abordagem da obra e da teoria piagetiana. Nas obras dos programas de Psicologia da Educação com vigência em 1996, presentes no segundo período, todas as categorias de análise foram contempladas, com destaque para a categoria (D). Diante dos resultados obtidos, respeitadas as especificidades da categorização das obras, pode-se inferir que o acesso consistente à teoria de Jean Piaget bem como a ênfase em seus aspectos particulares, requer a compreensão prévia dessa teoria, em sua extensão e complexidade, a partir de seus próprios pressupostos teórico-metodológicos.
     
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