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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
13,75
MB
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Título: |
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Jean Piaget na pedagogia: um estudo das fontes referenciadas na psicologia da educação |
Autor: |
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Fátima Regina Fabril
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UEM/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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1.562 |
Resumo |
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As constatações de que a difusão das idéias da teoria de Jean Piaget, no Brasil,
se deu no contexto educacional e de que a problemática acerca do
desvirtuamento dessa teoria também ocorreu nesse contexto bem como as
advertências crescentes de especialistas quanto à existência de avaliações
descontextualizadas sobre autores clássicos da educação subsidiaram a
concentração desta pesquisa em um foco: as referências bibliográficas adotadas
em um curso de graduação para formação de professores. Pretendeu-se, com
este estudo, identificar as fontes de divulgação da teoria piagetiana, entre
acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá, por
meio da disciplina Psicologia da Educação, entre 1983 a 2005, a fim de investigar
quais os aspectos desse corpus foram privilegiados nessas obras e, se, em
conjunto, esses elementos permitiram uma aproximação consistente do
acadêmico com essa teoria. Para o desenvolvimento desta pesquisa, buscou-se
identificar e localizar as fontes de informações que permitiram chegar até as
referências bibliográficas, formalmente, utilizadas para o estudo da teoria de
Piaget entre os acadêmicos do curso de Pedagogia. Num segundo momento, por
intermédio da transformação das informações como técnica de pesquisa
documental, analisaram-se as fontes documentais (projetos curriculares e
programas de disciplinas) das quais se extraíram as referências bibliográficas
que, em um terceiro momento, foram submetidas ao procedimento de análise de
conteúdo. Considerou-se como matéria-prima da análise de conteúdo as
dezessete referências bibliográficas registradas nos programas (1/89 e 1996) da
disciplina Psicologia da Educação, distribuídos em dois períodos de análise: o
primeiro, de 1983 a 1992, e o segundo, de 1993 a 2005. Os resultados indicaram,
pautados na análise das cinco categorias temáticas – (A) BIOGRAFIA DE JEAN
PIAGET; (B) PROPOSTA TEÓRICA; (C) MÉTODO; (D) CONCEITOS e (E)
LIMITES E POSSIBILIDADES DA TEORIA – que nas obras dos programas de
Psicologia da Educação vigentes no primeiro semestre de 1989, pertencentes ao
primeiro período, predominou a apresentação dos temas relativos à categoria (D)
na abordagem da obra e da teoria piagetiana. Nas obras dos programas de
Psicologia da Educação com vigência em 1996, presentes no segundo período,
todas as categorias de análise foram contempladas, com destaque para a
categoria (D). Diante dos resultados obtidos, respeitadas as especificidades da
categorização das obras, pode-se inferir que o acesso consistente à teoria de
Jean Piaget bem como a ênfase em seus aspectos particulares, requer a
compreensão prévia dessa teoria, em sua extensão e complexidade, a partir de
seus próprios pressupostos teórico-metodológicos. |
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