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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
4,62
MB
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Título: |
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Pedagogia anarquista e ensino de geografia: conquistando cotas de liberdade |
Autor: |
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Antonio Elísio Garcia Sobreira
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNESP/PP/GEOGRAFIA |
Área Conhecimento |
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GEOGRAFIA |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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474 |
Resumo |
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Pedagogia anarquista e ensino de geografia: conquistando cotas de liberdade
Este trabalho visa analisar a possibilidade de ensinar geografia por meio do paradigma
educacional anarquista. O trabalho foi dividido em duas partes contendo a primeira o
construto teórico geral da tese nos seguintes eixos interrelacionados: pesquisa educacional
em geografia, conceituação de ideologia, Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, Geografia
Crítica e apreciação histórica e teórica das experiências das pedagogias socialistas da
Liberdade, Radical e Libertária Anarquista. Dentro do texto está situada a filiação
ideológica entre o anarquismo social e a Crítica da Razão Cínica. A aproximação da
educação libertária com a geografia é feita através dos postulados educacionais dos
geógrafos anarquistas Elisée Reclus e Piotr Kropotkin. Na segunda parte do trabalho são
incluídos os aspectos teóricos e práticos atuais que delimitam a pedagogia anarquista e o
que deve considerar um projeto de escola libertária. Com a reunião dessas informações se
avalia como a geografia pode ser incluída na educação libertária se não existe uma
epistemologia anarquista de geografia contemporânea Diante disso, apresentam-se alguns
teóricos que oferecem elementos para constituir uma proposta de anarcogeografia ou
geografia anarquista, que embora seja viável deixou de ser um problema essencial. O
estudo empírico se restringe à visita e entrevista com a escola democrática Summerhill
(Inglaterra), da vivência na escola anarquista Paideia (Espanha) e do relato de cinco
professores de geografia no Brasil. O conjunto referencial teórico, prático e empírico
reunido permite dizer que a geografia realizada em escola convencional é incapaz de
produzir os efeitos éticos, racionais e políticos comprometidos com a sociedade porque essa
instituição é antagônica a esses propósitos. O princípio basilar da educação antiautoritária é
que ninguém tem o direito de definir o que outro deve aprender, mas sim para a
autodeterminação em aprender compromissado com a coletividade e consigo, por isso não
há sentido para currículo ou disciplinas isoladas ou fragmentadas. |
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