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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
7,36
MB
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Título: |
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1 / 1: a experiência de projeto |
Autor: |
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Eduardo Campos Moreira
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFMG/ARQUITETURA |
Área Conhecimento |
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ARQUITETURA E URBANISMO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2005 |
Acessos: |
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309 |
Resumo |
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O objetivo do trabalho é a construção de argumentos de forma a estabelecer um embasamento teórico relativo a uma prática específica de ensino de projeto em arquitetura. A partir da constatação do momento de crise em que se encontra o ensino dessa disciplina; uma proposta didática é apresentada e dissertada nesse trabalho. A proposta tem como horizonte paradigmático a arte; mais especificamente; o fazer artístico. Enfocando o processo de criação; o trabalho de três artistas é utilizado como referência. São eles: a via de trabalho material-intuitiva de Vladimir Tatlin; a incorporação da invenção de Hélio
Oiticica e os pensamentos-ações de Allan Wexler. Os experimentos didáticos incorporam os conceitos e práticas desses artistas; valorizando; sobretudo; a experiência do fazer corpóreo de seus trabalhos. Como alternativa de ensino; o processo de construção dos projetos desenvolvidos pelos alunos é inserido em sua formação; buscando o desenvolvimento de habilidades cognitivas e operativas relacionadas à prática arquitetônica. Procurando a formação do corpo como arquiteto; os experimentos tentam reduzir a distância entre aluno e objeto projetado. Os alunos vivenciam as etapas do ciclo de produção arquitetônica (projeto; construção e apropriação) condensadas em uma proposta didática. No desenvolvimento desse exercício; observa-se que juntamente à execução dos objetos; uma postura crítica em relação à produção arquitetônica é edificada. |
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