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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  1 / 1: a experiência de projeto
Autor:  
  Eduardo Campos Moreira   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFMG/ARQUITETURA
Área Conhecimento  
  ARQUITETURA E URBANISMO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2005
Acessos:  
  309
Resumo  
  O objetivo do trabalho é a construção de argumentos de forma a estabelecer um embasamento teórico relativo a uma prática específica de ensino de projeto em arquitetura. A partir da constatação do momento de crise em que se encontra o ensino dessa disciplina; uma proposta didática é apresentada e dissertada nesse trabalho. A proposta tem como horizonte paradigmático a arte; mais especificamente; o fazer artístico. Enfocando o processo de criação; o trabalho de três artistas é utilizado como referência. São eles: a via de trabalho material-intuitiva de Vladimir Tatlin; a incorporação da invenção de Hélio Oiticica e os pensamentos-ações de Allan Wexler. Os experimentos didáticos incorporam os conceitos e práticas desses artistas; valorizando; sobretudo; a experiência do fazer corpóreo de seus trabalhos. Como alternativa de ensino; o processo de construção dos projetos desenvolvidos pelos alunos é inserido em sua formação; buscando o desenvolvimento de habilidades cognitivas e operativas relacionadas à prática arquitetônica. Procurando a formação do corpo como arquiteto; os experimentos tentam reduzir a distância entre aluno e objeto projetado. Os alunos vivenciam as etapas do ciclo de produção arquitetônica (projeto; construção e apropriação) condensadas em uma proposta didática. No desenvolvimento desse exercício; observa-se que juntamente à execução dos objetos; uma postura crítica em relação à produção arquitetônica é edificada.
     
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