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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
673,61
KB
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Título: |
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O ensino de geografia no projeto educacional de Rui Barbosa |
Autor: |
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Fernando Diefenthaeler
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRGS/CIÊNCIAS DO MOVIMENTO HUMANO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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199 |
Resumo |
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O objetivo desta dissertação é compreender como o ensino de geografia poderia
contribuir para a consolidação política da nação e da sociedade brasileira no
século XIX. Buscou-se analisar a importância da construção da identidade
nacional, para isso, lançou-se mão dos escritos sobre educação de Rui Barbosa,
em específico seus pareceres sobre a educação brasileira entre os anos de 1882
e 1883. Esses pareceres sobre a situação do ensino no Brasil abrangeram
diferentes modalidades de ensino desde o superior até o primário, e deste último,
tudo estava ainda por fazer. A partir da mediação entre as discussões que
permearam os estudos de Rui Barbosa e o ensino da geografia no país, tomou-se
o caminho da história da educação como suporte textual e metodológico,
considerando que o confronto entre a busca pelo ideário de nação desenvolvida,
almejada por Rui Barbosa, e o papel da geografia como disciplina escolar na
formação do cidadão patriótico poderia ser mais rico pelo viés da historiografia.
Para escrever seus pareceres sobre o ensino, Rui Barbosa fez uso de um amplo
arsenal bibliográfico, constituindo uma obra de grande fôlego, que perfaz mais de
duas mil páginas, nas quais munido de belas palavras, muitas informações e por
meio de seus interlocutores, demonstrou o quanto em termos de educação
tínhamos a caminhar. A geografia, por ser uma disciplina de cunho nacionalista e
imbuída de um status de ciência de elite, permitiu analisar a situação histórica
mundial e do Brasil do século XIX, levando em consideração alguns aspectos
relevantes para o entendimento do contexto da história educacional brasileira,
bem como de seus intelectuais. Dessa forma, abordaram-se os desdobramentos
da geografia enquanto ciência e, a posteori, verificou-se como era ensinada. A
geografia, desde a antiguidade, era tida como um conhecimento imprescindível
para a humanidade conhecer o espaço em que ocupava, não obstante o sistema
capitalista e as mudanças por ele impulsionadas também serviram de substrato
teórico para melhor compreender a questão, uma vez que a educação não está
dissociada do movimento da história. Para o desenvolvimento dessa pesquisa,
foram utilizados, além dos pareceres de Rui Barbosa, outros documentos do
período, assim como fontes secundárias. Foi realizado um breve panorama da
situação do ensino no Brasil e no mundo, com ênfase ao programa proposto por
Rui Barbosa e se discutiu sobre a geografia e sua participação para a realização
do projeto de Rui Barbosa e sua importância para a construção da identidade
nacional. Verificamos que os pressupostos teóricos da geografia acompanharam
o desdobramento da história e que seus conhecimentos contribuíram para o
desenvolvimento de muitas nações do globo. Com respeito ao Brasil, percebemos
que o ensino de geografia poderia ter sido um forte aliado para a concretização
dos projetos de desenvolvimento da nação, mas, infelizmente, as mudanças não
saíram do papel e muito do que propôs Rui Barbosa só começou a se efetivar na
República, com trabalhos de outros intelectuais. |
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