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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
634.33
KB
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Título: |
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A promoção do desenvolvimento do aluno autista nos processos educacionais |
Autor: |
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Andrea Barbosa Gomide
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFU/PSICOLOGIA |
Área Conhecimento |
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PSICOLOGIA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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1,085 |
Resumo |
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Considerando o processo de ensino e aprendizagem do aluno autista e sua relação com o
desenvolvimento deste indivíduo, esta dissertação teve como objetivo principal analisar os
aspectos psico-educacionais relacionados ao atendimento educacional escolar do aluno autista e a
relação destes aspectos com a promoção do desenvolvimento global desta pessoa, a partir de uma
perspectiva Bioecológica do Desenvolvimento Humano. Os fundamentos teóricos desenvolvidos
ao longo deste estudo envolveram uma revisão bibliográfica acerca do estado da arte do Autismo
Infantil, dos aspectos da Educação do Aluno Autista, além da Teoria Bioecológica do
Desenvolvimento Humano, enfatizando o principal e mais significativo ambiente imediato
escolar relacionado às possibilidades de desenvolvimento do aluno, ou seja, o microssistema da
sala de aula, juntamente com os seus três elementos primordiais: atividade, interação e o papel.
Neste trabalho, foram realizadas Entrevistas Reflexivas com as professoras participantes, sendo,
posteriormente, transcritas e analisadas por meio da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded
Theory), além de observações feitas no ambiente de sala de aula. O presente estudo constatou
que, a despeito das dificuldades enfrentadas pelas educadoras no transcorrer do processo de
atendimento escolar do aluno autista, ocorreram mudanças importantes na interação, participação
e desempenho deste aluno nas atividades propostas dentro de sala de aula. Entretanto, para que o
processo de atendimento escolar do aluno autista ocorra com qualidade, é preciso o
reconhecimento da escola e dos educadores das possibilidades de desenvolvimento e
aprendizagem deste educando. Para tanto, é imprescindível repensar as formas como são
propostas as atividades pedagógicas; o modo como são estabelecidas as interações
professor/aluno e aluno/aluno; além de refletir sobre a importância que o papel assumido pelo
professor frente ao aluno autista tem em relação às suas possibilidades de sucesso escolar. Neste
sentido, é preciso romper com os estigmas e superar os preconceitos construídos historicamente,
que reforçam a condição psicossocial segregadora e excludente do indivíduo desviante. |
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