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Título:  
  Estudo das estratégias da Rede Globo de Televisão na esfera da cidadania
Autor:  
  Jacqueline Lima Dourado   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNISINOS/CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO
Área Conhecimento  
  COMUNICAÇÃO
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  735
Resumo  
  A tese trata das questões enfrentadas pela Rede Globo na construção dos conteúdos de cidadania, como eles estão representados na programação da emissora. O foco da análise são os objetivos que a emissora quer alcançar, quando insere as temas sociais por meio de ações de marketing ou merchandising social, nos quais a temática dos direitos, dos deveres para com o próximo, com o meio ambiente, com a diversidade, com o respeito às diferenças e às individualidades, está presente. O tratamento dado a essas questões, por parte da mídia, é de ordem específica. A televisão, lócus escolhido para esta pesquisa, tem um lugar concreto, a programação, a qual expõe e dispõe não só sua concepção, mas também seu poder de imposição de uma dada ordem social e política e de certo tipo de ser e de agir. A televisão elabora, legitimiza e institui, por meio de tratamentos específicos ao campo das mídias e dos conteúdos de cada programa que vai ao ar, o modelo de sociedade e de homem que deseja construir ou impor. A pesquisa desenvolve-se a partir da Economia Política da Comunicação, (EPC), no estudo de cidadania, mídia, particularmente a televisiva, marketing e relação entre Estado, mercado e sociedade como influenciador da construção da cidadania. A Rede Globo arrola estratégias para não perder participação de mercado, mantendo-se à frente dos índices de audiência, mostrando ações que incluem a diversificação de operações, para além do espaço da TV aberta, e a dinamização da programação. Assim, motivada pelo crescimento da concorrência, que, a cada dia, cria iniciativas para conquistar terreno de forma dinâmica, espetacular e tematizada, vê-se ganhar corpo o direcionamento da Rede Globo em inserir, nos últimos anos, temas específicos, por meio de ação de marketing e merchandising sociais. Isto se justifica também pelos redimensionamentos do espaço privado e do espaço público, que cobram da emissora um novo posicionamento, em virtude das novas configurações de cidadania, a partir da própria Constituição Brasileira, denominada Constituição Cidadã.
     
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