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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1.22
MB
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Título: |
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Estudo das estratégias da Rede Globo de Televisão na esfera da cidadania |
Autor: |
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Jacqueline Lima Dourado
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNISINOS/CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO |
Área Conhecimento |
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COMUNICAÇÃO |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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735 |
Resumo |
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A tese trata das questões enfrentadas pela Rede Globo na construção dos conteúdos de cidadania, como eles estão representados na programação da emissora. O foco da análise são os objetivos que a emissora quer alcançar, quando insere as temas sociais por meio de ações de marketing ou merchandising social, nos quais a temática dos direitos, dos deveres para com o próximo, com o meio ambiente, com a diversidade, com o respeito às diferenças e às individualidades, está presente. O tratamento dado a essas questões, por parte da mídia, é de ordem específica. A televisão, lócus escolhido para esta pesquisa, tem um lugar concreto, a programação, a qual expõe e dispõe não só sua concepção, mas também seu poder de imposição de uma dada ordem social e política e de certo tipo de ser e de agir. A televisão elabora, legitimiza e institui, por meio de tratamentos específicos ao campo das mídias e dos conteúdos de cada programa que vai ao ar, o modelo de sociedade e de homem que deseja construir ou impor. A pesquisa desenvolve-se a partir da Economia Política da Comunicação, (EPC), no estudo de cidadania, mídia, particularmente a televisiva, marketing e relação entre Estado, mercado e sociedade como influenciador da construção da cidadania.
A Rede Globo arrola estratégias para não perder participação de mercado, mantendo-se à frente dos índices de audiência, mostrando ações que incluem a diversificação de operações, para além do espaço da TV aberta, e a dinamização da programação. Assim, motivada pelo crescimento da concorrência, que, a cada dia, cria iniciativas para conquistar terreno de forma dinâmica, espetacular e tematizada, vê-se ganhar corpo o direcionamento da Rede Globo em inserir, nos últimos anos, temas específicos, por meio de ação de marketing e merchandising sociais. Isto se justifica também pelos redimensionamentos do espaço privado e do espaço público, que cobram da emissora um novo posicionamento, em virtude das novas configurações de cidadania, a partir da própria Constituição Brasileira, denominada Constituição Cidadã. |
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