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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
16,15
MB
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Título: |
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Aspectos constitutivos da história do ensino de língua portuguesa no Oeste do Paraná (1960-1979) |
Autor: |
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Carmen Teresinha Baumgärtner
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UEL/ESTUDOS DA LINGUAGEM |
Área Conhecimento |
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LINGÜÍSTICA |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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232 |
Resumo |
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Considerando que o que se faz atualmente nas aulas de língua portuguesa não
nasceu agora, mas resulta de olhares e de fazeres histórica, social e
ideologicamente constituídos, nessa pesquisa objetivamos, com base na história oral
e em fontes documentais, recolher informações sobre o pensar e o fazer, nas quatro
últimas séries do Ensino de 1º Grau, na disciplina de Língua Portuguesa, na região
Oeste do Paraná, no período compreendido entre 1960 e 1979. Nessa pesquisa de
cunho qualitativo, ancorada na perspectiva sócio-histórica, em diálogo com a
Lingüística Aplicada e com uma área da História da Educação denominada História
das Disciplinas Escolares, valorizamos aspectos descritivos e percepções pessoais,
com vistas a recuperar fios constitutivos da história da disciplina de Língua
Portuguesa, no contexto pesquisado. O percurso empreendido permitiu-nos
reconstituir aspectos dessa história não só pela voz do discurso oficial e dos livros
didáticos, mas pelas memórias de ex-professores e de ex-alunos, sujeitos que
empírica e cotidianamente estiveram envolvidos com o ensino da disciplina.
Procuramos focalizar o contexto particular da pesquisa como componente da
totalidade social mais ampla, e compreender a realidade em sua complexidade,
levando em conta as interações e influências recíprocas dos componentes da
situação. O exame de fontes documentais (Currículo Oficial e livros didáticos) e da
degravação de entrevistas realizadas com ex-professores e com ex-alunos permitiunos
avistar conceitos, ações, conflitos, embates sobre o ensino de Língua
Portuguesa. O estudo mostrou-nos uma heterogeneidade de sentidos em relação a
conceitos e a práticas no trabalho com a linguagem, bem como a presença de forças
centrífugas e centrípetas atuando sobre um ensino que historicamente estivera
centrado na gramática normativa e na descritiva. No campo compreendido pela
pesquisa, a reconstrução dessa história evidenciou deslocamentos, ora apontando
para o mesmo, ora para o diferente, para a manutenção e para a ruptura,
configurando-se pela contradição e pelo movimento. |
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