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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Aspectos constitutivos da história do ensino de língua portuguesa no Oeste do Paraná (1960-1979)
Autor:  
  Carmen Teresinha Baumgärtner   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UEL/ESTUDOS DA LINGUAGEM
Área Conhecimento  
  LINGÜÍSTICA
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2009
Acessos:  
  232
Resumo  
  Considerando que o que se faz atualmente nas aulas de língua portuguesa não nasceu agora, mas resulta de olhares e de fazeres histórica, social e ideologicamente constituídos, nessa pesquisa objetivamos, com base na história oral e em fontes documentais, recolher informações sobre o pensar e o fazer, nas quatro últimas séries do Ensino de 1º Grau, na disciplina de Língua Portuguesa, na região Oeste do Paraná, no período compreendido entre 1960 e 1979. Nessa pesquisa de cunho qualitativo, ancorada na perspectiva sócio-histórica, em diálogo com a Lingüística Aplicada e com uma área da História da Educação denominada História das Disciplinas Escolares, valorizamos aspectos descritivos e percepções pessoais, com vistas a recuperar fios constitutivos da história da disciplina de Língua Portuguesa, no contexto pesquisado. O percurso empreendido permitiu-nos reconstituir aspectos dessa história não só pela voz do discurso oficial e dos livros didáticos, mas pelas memórias de ex-professores e de ex-alunos, sujeitos que empírica e cotidianamente estiveram envolvidos com o ensino da disciplina. Procuramos focalizar o contexto particular da pesquisa como componente da totalidade social mais ampla, e compreender a realidade em sua complexidade, levando em conta as interações e influências recíprocas dos componentes da situação. O exame de fontes documentais (Currículo Oficial e livros didáticos) e da degravação de entrevistas realizadas com ex-professores e com ex-alunos permitiunos avistar conceitos, ações, conflitos, embates sobre o ensino de Língua Portuguesa. O estudo mostrou-nos uma heterogeneidade de sentidos em relação a conceitos e a práticas no trabalho com a linguagem, bem como a presença de forças centrífugas e centrípetas atuando sobre um ensino que historicamente estivera centrado na gramática normativa e na descritiva. No campo compreendido pela pesquisa, a reconstrução dessa história evidenciou deslocamentos, ora apontando para o mesmo, ora para o diferente, para a manutenção e para a ruptura, configurando-se pela contradição e pelo movimento.
     
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