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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
7,00
MB
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Título: |
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O desenvolvimento da escrita em língua inglesa com o uso de sequências didáticas contextualizadas em um projeto de troca de correspondências |
Autor: |
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Ana Paula Marques Beato-Canato
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UEL/ESTUDOS DA LINGUAGEM |
Área Conhecimento |
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LINGÜÍSTICA |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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612 |
Resumo |
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Partindo do princípio que gêneros são (mega)instrumentos e devem ser apreendidos
sistematicamente na escola para que se possa comunicar efetivamente (SCHNEUWLY;
DOLZ, 2004), sequências didáticas em torno de cartas de apresentação e cartasrespostas
foram elaboradas em busca de contribuir para o desenvolvimento de
capacidades de linguagem necessárias para agir em um projeto de troca de
correspondências. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa é compreender o
desenvolvimento longitudinal da escrita em língua inglesa de alunos de escola pública
em um ensino organizado em sequências didáticas contextualizadas em um projeto de
troca de correspondências. Seus objetivos específicos são: 1) avaliar se as sequências
didáticas elaboradas podem propiciar o desenvolvimento de conhecimentos
integrados do contexto, da organização textual e da língua construídos socialmente
para agir socialmente (de acordo com os objetivos almejados); 2) analisar o
desenvolvimento de capacidades de linguagem mobilizadas para a produção de textos
de alguns dos gêneros textuais trabalhados ao longo do ano letivo; 3) investigar as
representações das participantes quanto às contribuições das aulas, do material
utilizado e do projeto pen pal para seu desenvolvimento. Para alcançar o primeiro
objetivo, a avaliação do material procurou identificar se a visão de escrita subjacente é
coerente com os pressupostos teóricos adotados. A análise das produções das
participantes foi realizada com base nas listas de constatação produzidas pelos
próprios alunos e os questionários foram analisados seguindo procedimentos de
análise propostos por Machado e Brito (2008), em uma perspectiva dialógica. Os
resultados obtidos permitem concluir que o desenvolvimento da escrita em língua
inglesa com o uso de SDs contextualizadas em um projeto pen pal é possível e propicia
o contato com outra cultura e o agir linguageiro na língua estrangeira em estudo,
embora exija um planejamento cuidadoso e imponha desafios. |
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