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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
3.53
MB
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Título: |
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No meio do caminho: entre o discurso adolescente e a norma |
Autor: |
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Fabiane Lopes Teixeira
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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241 |
Resumo |
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Esta dissertação teve como objetivo investigar como alguns/algumas adolescentes
vêm construindo suas diversas possibilidades identitárias – e dentre elas as de
gênero - a partir do dispositivo da sexualidade. Para tanto, analisei narrativas de
alguns/algumas adolescentes, que eram meus alunos e minhas alunas das oitavas
séries, no ano de 2007, numa Escola Municipal de Ensino Fundamental da cidade
do Rio Grande/RS. Essas narrativas foram produzidas a partir de estratégias de
"fazer falar", por mim adotadas, que consistiram de atividades desenvolvidas com
os/as alunos/as a respeito da temática da Sexualidade. No estudo, estabeleci
conexões com os Estudos Culturais, nas suas vertentes pós-estruturalistas,
dialogando com autores como Bauman, Fischer, Hall, Louro, Silva, Veiga-Neto, entre
outros; além de tomar empréstimo de algumas preposições de Foucault. Entendo
que as diversas instituições tais como a família e a escola, além dos artefatos
culturais - que funcionam como uma pedagogia cultural - direcionados aos/às
adolescentes acabam produzindo esses corpos adolescentes, instituindo-lhes
marcas e identidades, como também (re)posicionando-os nos diversos espaços
sociais em que circulam. Essas práticas discursivas vêm interpelando de modo
especial, os/as adolescentes, inscrevendo-se em seus corpos e constituindo as suas
identidades. Buscando lançar um olhar sobre como os discursos direcionados
aos/às adolescentes colaboram na constituição das suas identidades, a investigação
narrativa mostrou-se uma estratégia atraente, pois possibilitou analisar a rede de
enunciados que emergiram nos encontros, a partir de um entrecruzamento de
narrativas, pois ao narrar-se e agirem, os sujeitos - alunos/as e professora – foram
construindo os sentidos tanto de si quanto de suas experiências no processo de
contar/ouvir/contrapor histórias. Ao escolher a Sexualidade como tema de pesquisa
e as narrativas produzidas pelos/as alunos/as adolescentes, material de
investigação, simultaneamente outras questões foram se apresentando, tais como
corpo, gênero, norma, mídia, identidade, diferença. Ao proceder os movimentos de
análise, optei, inicialmente, por selecionar algumas das atividades desenvolvidas a
fim de analisar a multiplicidade de discursos e estratégias presentes nas narrativas,
que vêm produzindo os corpos desses/as adolescentes, ensinando-lhes modos de
ser e viver a sexualidade e a adolescência na contemporaneidade. A partir dos
marcadores sociais relacionados à adolescência, pôde ser problematizada a
adolescência como uma construção discursiva e não apenas como uma fase da vida
ligada a mudanças corporais e nomeada de forma estereotipada como rebelde, ou
até mesmo como possíveis alienígenas pós-modernos. Partindo do entendimento da
sexualidade como uma construção histórica e culturalmente constituída nas
experiências de vida das pessoas, nos diferentes espaços sociais – e dentre eles a
escola – foi possível perceber que os/as adolescentes têm vivenciado a sua
sexualidade a partir dos discursos institucionais da família e da escola (o da
prevenção), associando sexualidade ao ato sexual. Em suas falas percebeu-se um
entrecruzamento entre as identidades sexuais e as identidades de gênero. Foi
percebido, também, que a identidade considerada para eles/elas como normal é a
heterossexual. A partir das análises feitas, vejo a sexualidade como um dispositivo
histórico, como indicado por Foucault, em que o sexo é posto em discurso pelas
diversas instituições sociais, com o intuito de regular a sexualidade dos sujeitos e, a
partir dessas práticas discursivas, contribuir para a subjetivação de suas
identidades. |
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