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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
725.56
KB
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Título: |
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Discurso religioso e discurso escolar produzindo disciplina na escola: diálogos com saberes e práticas de professores |
Autor: |
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Giovanna Pinto Gularte
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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378 |
Resumo |
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O presente trabalho objetivou analisar o entrecruzamento dos discursos religioso na
modernidade e escolar atual a respeito da temática disciplina. Procurou-se
resquícios da disciplina instrumentada na modernidade, resquícios que, de acordo
com os instrumentos aplicados (questionário e entrevistas) na Escola Municipal
Helena Small junto à direção, professores, funcionários e alunos e também na
pesquisa bibliográfica, que além de Weber, buscou-se em Foucault, Paulo Freire e
outros importantes autores que abordam a temática acima mencionada, ficou
evidente que ainda encontramos tais resquícios implícitos, velados nas práticas “do
silêncio”, utilizada como medida disciplinar. Para embasar a presente dissertação
buscou-se caracterizar a disciplina por meio de uma análise detalhada de algumas
obras de Max Weber no que se refere ao discurso religioso; analisar o discurso
escolar a respeito da temática da disciplina através dos escritos de Michel Foucault;
listar os métodos disciplinares utilizando dados de autores contemporâneos;
evidenciar os métodos disciplinares idealizados e praticados no discurso escolar
atual utilizando os documentos estatutários de Regimento Interno Escolar,
depoimentos e questionários aplicados a professores da Escola Municipal Helena
Small; analisar textos de Paulo Freire que abordam a temática da disciplina,
buscando as possibilidades de respostas quanto aos conflitos presenciados na
escola.Não se pode deixar de enfatizar que, por meio do discurso do coletivo
escolar, que fez parte do processo de investigação para este trabalho, evidenciou-se
o grau de complexidade quanto à conclusão dos dados obtidos, que não se pode dar
como esgotado, visto que o tema abordado é, atualmente, motivo de exaustivas
discussões, principalmente por que envolve diretamente o núcleo familiar e por isso,
tal temática merece ser tratada de forma objetiva e clara, mas sempre observando a
delicadeza, a sutileza que tal assunto deve ser tratado. Tratar do tema disciplina
requer muito diálogo com a escola, requer a quebra de muitos tabus criados ao
longo de muitas décadas, requer a adequação do processo ensino/aprendizagem
aos tempos atuais, e, fundamentalmente, exige dos docentes flexibilidade,
paciência, atualizações constantes e disposição para o diálogo. |
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