|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
479.16
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Por uma pedagogia cidadã, integrando: escola, família e comunidade |
Autor: |
|
Rubya Mara Munhóz de Andrade
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2009 |
Acessos: |
|
447 |
Resumo |
|
Este trabalho apresenta a pesquisa realizada na Escola Municipal de Educação
Infantil Julieta Villamil Balestro, no município de Bagé/RS. A preocupação temática
deste trabalho centra-se na ampliação da abrangência social e histórica da escola,
integrando profissionais da educação, alunos, pais, pessoas da comunidade,
instrutores e técnicos da assistência social e saúde em um trabalho em rede. Assim
a investigação buscou analisar as possibilidades e viabilizar a integração, o diálogo,
a autonomia e construção de práticas cidadãs e emancipatórias entre Escola x
Família x Comunidade e refletir sobre o mesmo a partir de categorias freireanas.
A metodologia adotada aproxima-se dos parâmetros que caracterizam a pesquisa
participante e a etnografia. Desenvolveu-se através do acompanhamento e
construção de propostas e atividades coletivas na escola, buscando-se compreender
a maneira como a integração, o diálogo e a participação são propostos e ocorrem na
escola.
Percebeu-se o espaço escolar, como propício ao desenvolvimento de uma
"PEDAGOGIA CIDADÃ", uma pedagogia voltada ao diálogo, à integração dos
homens, de seus saberes e da superação dos limites postos por ou sobre eles. Uma
pedagogia que se funda no amor ao outro, na fé nos homens, na esperança, no
respeito a sua palavra, no respeito a sua cultura a partir de uma educação
libertadora.
Neste sentido, a pesquisa constituiu-se a partir das categorias cidadania, diálogo e
integração em Freire e discute os efeitos e contingências dessas ações integradas e
protagonizadas na e a partir da escola. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|