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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
7,33
MB
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Título: |
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A linguagem de Role Playing Games Digitais e o ensino de inglês |
Autor: |
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Marcia Regina Boscariol Bertolino Barbosa
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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PUC/SP/LINGÜÍSTICA APLICADA E ESTUDOS DA LINGUAGEM |
Área Conhecimento |
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LINGÜÍSTICA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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299 |
Resumo |
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O trabalho aqui desenvolvido é interdisciplinar e teve como objetivo a análise dos verbos mais freqüentes no corpus de estudo; seus colocados e os padrões lexicais que aparecem nos textos de videogames; especificamente os Role Playing Games Digitais (RPGs). Propomos; com base nos resultado; um material didático para o ensino de inglês utilizando os padrões encontrados no corpus de estudo. Embora haja uma série de pesquisas sobre caracterização de linguagem; e jogos e educação; não se conhece até o momento nenhuma que trate exatamente da descrição da linguagem dos RPGs Digitais sob a ótica da lingüística de Corpus e a alie ao ensino de Inglês. A presente pesquisa pretende colaborar para preencher essa lacuna. O arcabouço teórico da pesquisa se baseia em Lingüística de Corpus. Como suporte pedagógico utilizamos Task Based Learning. Dois corpora foram empregados na pesquisa: o corpus de estudo; que é composto por textos de RPGs Digitais; totaliza mais de 600 palavras; e o de referência; o Contemporary Corpus of American English (COCA); com mais de 360 milhões de palavras; foi usado como auxiliar na elaboração do material didático. Foram propostas as seguintes questões de pesquisa: (1) Quais são os verbos mais freqüentes no corpus de estudo? (2) Quais padrões léxico-gramaticais são típicos no gênero RPG Digitais? (3) De que forma é possível aplicar os padrões encontrados nos textos na elaboração das atividades baseadas em tarefas? Os resultados mostraram diversos padrões léxicogramaticais que caracterizam os jogos e que podem ser úteis no aprendizado de inglês como língua estrangeira; na escola pública; em vários níveis |
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